terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Gloriosa Superba


A Gloriosa Superba é uma espécie de planta de florescência na família Colchicaceae. Nomes comuns de Inglês incluem lírio chama, escalando lírio, rastejando lírio, lírio glória,  lírio gloriosa, garra tigre,  e fogo lírio. Nomes em outros idiomas incluem Kalihari (Hindi),  Kaanthal (Tamil), Lis de Malabar (francês), Aranha de emposse (Português), Bandeira Espanhola (espanhol), Mkalamu (Swahili), Klänglilja (sueco), Riri (Maori), e Jia lan (chinês). É nativa da maior parte da África e da Ásia, mas é conhecida mundialmente como uma planta ornamental, um remédio, um veneno, e uma erva daninha. 

Biologia

Esta espécie é uma erva perene que cresce de um rizoma carnudo. É scandent, escalada utilizando gavinhas, a haste atinge 4 metros de comprimento. As folhas são essencialmente dispostas alternadamente, mas elas podem ser opostas, também. Elas são um pouco-lance em forma e derrubado com gavinhas, e eles têm até 13 a 20 centímetros de comprimento. A flor vistosa tem seis petalas cada, de 5 até 7,6 centímetros de comprimento.

As Gloriosa Superba são geralmente vermelhas brilhantes para laranja ,na maturidade, por vezes, com bases de cor amarelada. As margens podem ser bastante onduladas. Os seis estames também são longos, de até 4 centímetros, e cada um carrega uma grande antenas na ponta que deixa cair grandes quantidades de pólen amarelo. O estilo pode ser mais de 6 centímetros de comprimento. 

Uma flor pode pesar mais de 2,5 gramas. O fruto é uma cápsula carnuda até 6 a 12 centímetros de comprimento contendo sementes vermelhas. As culturas desta planta de jardim popular podem variar as características de tipo selvagem; a cultivar 'Lutea' tem pétalas amarelas ", Citrina 'é amarela com manchas vermelhas, e" Nana "é um anão. Formas esbranquiçadas são conhecidas, também.

A planta provavelmente é polinizada por borboletas e pássaros-sol. Ela cresce em muitos tipos de habitat, incluindo florestas tropicais, matas, pastagens e dunas de areia. Elas podem crescer em solos pobres em nutrientes. Podem ser encontradas em tão alta como 2500 metros de elevação.

Toxicidade


Estas plantas são venenosas, tóxicas o suficiente para causar mortes humanas e a animais se forem ingeridas. Elas têm sido usadas para cometer assassinato, para alcançar o suicídio, e para matar animais. Cada parte da planta é venenosa, especialmente os rizomas tuberosas. Tal como acontece com outros membros da Colchicaceae, esta planta contém elevados níveis de colchicina, um alcalóide tóxico. Ele também contém a gloriocine alcalóide. Dentro de algumas horas após a ingestão de uma quantidade tóxica de material vegetal, a vítima pode sentir náuseas, vómitos, dormência e formigamento em torno da boca, a garganta a queimar, dor abdominal e diarreia com sangue, o que leva à desidratação. 
Como a síndrome tóxica avança, rabdomiólise, íleo, depressão respiratória, hipertensão, coagulopatia, hematúria, alterado estado mental, convulsões, coma, e ascendente poli neuropatia, são alguns dos sintomas que podem ocorrer.

Os efeitos a longo prazo incluem descamação da pele e hemorragia vaginal prolongada em mulheres. A colchicina é conhecida por causar a alopecia. Um relatório do caso descreveu um paciente que, acidentalmente, comeu os tubérculos e, em seguida, experimentou a perda de cabelo ao longo de todo o seu corpo, incluindo a calvície completa. Envenenamentos podem ocorrer quando os tubérculos são confundidos com batata-doce, ou inhame e comido. A planta pode ser perigosa para os gatos, cães, cavalos, e da pecuária também.


As utilizações humanas 

A planta rica em alcalóides tem sido muito utilizada como um medicamento tradicional em muitas culturas. Tem sido utilizado no tratamento da gota, infertilidade, feridas abertas, picada de cobra, úlceras, artrite, cólera, cólicas, problemas renais, tifo, prurido, lepra, contusões, entorses, hemorróidas, câncer, impotência, emissão nocturna, varíola, doenças sexualmente transmissíveis, e muitos tipos de parasitas internos. 
É um anti-helmíntico. Foi utilizado como um laxante e um alexiteric. A seiva é utilizada para tratar acne e piolhos. Numa mulher grávida, pode causar aborto. Em algumas partes da Índia, extractos do rizoma são aplicados topicamente durante o parto para reduzir a dor do parto.

Outros usos para esta planta incluem flecha envenenada na Nigéria e cobra repelente na Índia. Algumas culturas consideram que é mágico. As flores são parte de rituais religiosos.


Esta espécie é a flor nacional do Zimbabwe. Em 1947, a rainha Elizabeth II recebeu um broche de diamante em forma desta flor para seu vigésimo primeiro aniversário, enquanto viaja na Rodésia, agora chamado Zimbabwe. É também a flor de estado de Tamil Nadu.

Conservação e invasão 

Em geral, esta planta é comum na natureza. Ele está em grande demanda para uso medicinal, por isso, é cultivada em fazendas na Índia, mas a maioria material vegetal vendida no comércio farmacêutico vem de populações selvagens. 


Esta é uma das razões para o seu declínio em partes de sua escala nativa. No Sri Lanka, tornou-se rara, e em Orissa é pensado estar perto da extinção. Por outro lado, ela foi introduzida fora da sua gama nativa e tornou-se uma erva daninha que pode ser invasivo. 
Na Austrália, por exemplo, agora pode ser encontrada crescendo em áreas costeiras de Queensland e New South Wales. Ela também é citada como uma espécie invasora nas Ilhas Cook, Polinésia Francesa, Kiribati e Singapura.

No cultivo

A planta pode ser propagada sexualmente por sementes ou vegetativa-mente através da divisão do rizoma. Problemas durante o cultivo incluem polinização inadequada, doenças fúngicas, como a queima das folhas e tubérculos, podridão e pragas das lavouras, como as mariposas Polytela Gloriosa e Chalcites Chrysodeixis. É também uma cultura que é lenta para se propagar. Cada tubérculo divisão produz apenas uma planta extra no período de um ano. Em experiências in vitro com cultura de tecidos vegetais foram realizados, e em algumas aumentou o rendimento.


Tanto o fruto como o rizoma são colhidos. Os frutos são secos e a divisão e as sementes são removidas e secam-se ainda mais. As sementes e rizomas são vendidos inteiros, como pó, ou como extractos de petróleo. 

Fotos da Net
   © Carlos Coelho