sábado, 1 de abril de 2023

Dia das Mentiras

 Um de Abril: O dia de todos nós

(A mentira simbolizada no nariz de Pinóquio. )

Não há dados concretos sobre a origem do dia das mentiras, comemorado por muitos e achado sem graça por tantos outros. No entanto, o certo é que, sendo a mentira um acto praticado com alguma frequência, independentemente do seu grau de gravidade, podemos dizer que é comemorado um pouco por toda a parte e por toda a gente!

Há histórias e lendas que correm ao longo doa anos as várias gerações, mas segundo a maioria dos “historiadores” da “arte de mentir”, o 1 de Abril, como Dia das Mentiras parece estar ligado á sequencia da adopção do calendário gregoriano, em 1564. Até então, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio da Primavera. Nesta altura, o Rei Francês Charles IX adoptou o novo calendário, com início a 1 de Janeiro, mas muitas das pessoas, talvez por falta de conhecimento ou pelo seu conservadorismo, censuraram e ignoraram esta alteração. A estes, os adeptos do novo calendário achincalhavam, chamando-os de “tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias no dia 1 de Abril e pregando-lhes várias partidas.

Hoje, independentemente da veracidade da história, o importante é que a tradição se estendeu a outras regiões europeias e mais tarde à América. Até a comunicação social já costuma incluir, entre as notícias autênticas, uma “mentirinha” para divertir os seus leitores, talvez com o intuito de testar a perspicácia e credulidade do público em geral.

(Na foto, o escritor norte-americano Mark Twain, que descreveu de forma satírica o Dia das Mentiras.)

O escritor norte-americano Mark Twain tem uma frase que talvez descreva o primeiro dia do mês de Abril - O Dia das Mentiras: “É o dia do ano em que nos lembramos daquilo que somos nos restantes 364 dias.”

O 1º de Abril em Portugal, fica marcado também por acontecimentos verídicos:

1876 – Aprovado em Portugal, O Código de Processo Civil.

1910 – Fundado o Sporting Clube Farense

1974 – Reunião de oficiais para a elaboração definitiva do programa de movimento que desencadeou as operações do 25 de Abril em Portugal.

1997 – Portugal assume, pela segunda vez, a presidência do Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: Revista Flash

Texto: Flávio Furtado

Fotos da Net

Sem comentários:

Enviar um comentário