terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Papa Bento XVI

(foto da net)

Papa quer licença para os familiares de doentes terminais
O Papa Bento XVI defende que os familiares que acompanham doentes em fase terminal devem poder benificiar de licenças no trabalho semelhantes às que gozam os pais pelo nascimento de um filho. Bento XVI aproveitou para condenar novamente "todas as formas de eutanásia directa".
" Aproveito esta ocasião para reafirmar, uma vez mais, a condenação ética firme e constante de todas as formas de eutanásia directa, segundo os ensinamentos plurisseculares da igreja", disse aos participantes de um congresso no Vaticano sobre o acompanhamento de doentes incuráveis.
O Sumo Pontífice defende que a sociedade tem de apoiar as famílias dos doentes terminais. " No domínio da regulamentação do trabalho, reconhecemos habitualmente os direitos específicos das famílias no momento do nascimento", afirmou. " Da mesma forma, direitos semelhantes devem ser reconhecidos aos parentes próximos no momento da doença em fase terminal do seu próximo."
O chefe da Igreja Católica sublinhou que "uma sociedade solidária e humana não pode não ter em conta as condições difíceis das famílias que carrehgam o peso da gestão em casa de doentes dependentes". "Um maior respeito pela vinda humana individual passa inevitavelmente pela solidariedade concretade todos", apelou, acrescentando que este é " um dos desafios mais urgentes do nosso tempo".
Fonte:Jornal Público
AFP