domingo, 1 de maio de 2016

Primeiro de Maio

Efeméride
O Dia D do trabalhador



Não é apenas em Portugal que se comemora este dia. Um pouco por todo o Mundo, a efeméride é escolhida para relembrar uma luta por melhores condições laborais.
É conhecido como o Dia do Trabalhador. Um feriado Nacional que entre nós se começou a comemorar a partir de Maio de 1974, o ano da revolução, e é marcado por diversas iniciativas com o mesmo objectivo: alertar o Governo para os direitos de todos os que laboram. E é de direitos que se trata quando se recua um pouco no tempo e se procuram as raízes desta celebração.

(1º de Maio 1974, Lisboa)
Tudo começou há 130 anos. No primeiro de Maio de 1886, as ruas de Chicago, nos Estados Unidos, encheram-se de operários. Cerca de meio milhar de pessoas exigia a redução das 13 horas que durava a jornada de trabalho, para um número que consideravam mais justo – oito. O que começou por ser uma manifestação pacífica acabou por se transformar numa tragédia. A intervenção policial, marcada pela violência, feriu e matou, transformando as ruas da cidade num autêntico campo de batalha.

(1º de Maio 1886, Chicago)

A luta prosseguiu, quatro dias depois, indiferentes à repressão, os trabalhadores voltaram às ruas, mas o resultado não foi muito diferente. Muitos foram detidos e executados, e alguns condenados a prisão perpétua. O Mundo reagiu. A solidariedade internacional entrou em acção e exerceu pressão sobre o Governo norte-americano, que acabou por reconhecer a inocência dos manifestantes. Para que nunca se esquecesse o que se passou naquele Primeiro de Maio, em 1886 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou a data como Dia Internacional dos Trabalhadores. Que ficaria para sempre marcado por memórias de luto e de luta. É assim em toda a Europa. E também nos Estados-Unidos, onde apenas muda o dia das comemorações. É a primeira segunda-feira de Setembro que se dá o nome de Labor Day.

Fonte: Revista Nova Gente
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho