sexta-feira, 15 de maio de 2020

Amaryllis



Pode ser encontrada nas mais diversas tonalidades e o seu nome tem origem na forma de estrela. Constituída por três ou quatro cálices, a amarílis merece um lugar de destaque em casa.


Oriunda da América do Sul, América Central e da região das Caraíbas, a amarílis foi introduzida na Europa em 1840, onde é muito apreciada especialmente nos países escandinavos, onde é indispensável nas decorações.


A amarílis é uma planta exótica que varia entre 30 a 50 centímetros de altura e se produz por meio da divisão de bolbos.
Algumas das variedades desta espécie crescem em lugares e bosques secos, outras em savanas ou lugares com clima húmido. Mas também pode ser uma planta de vaso ou até em flor de corte.


Constituída por três ou quatro cálices e banhada nas mais diversas cores – vermelho, branco, laranja, salmão e mesclado – a amarílis tem fácil tratamento e pode ser encontrada em qualquer altura do ano, embora a época alta seja em dezembro e março. Vale a pena comprar esta flor mágica, pois logo assim que a colocar em água, os cálices bonitos abrem-se lentamente. É uma excelente opção para fazer magníficos arranjos naturais para embelezar a sala, dando cor e aroma a toda a casa.

Cuidados básicos

Ofereça esta maravilha da Natureza ou coloque-a num lugar bonito, para se destacar bem em casa. Afinal exige poucos cuidados e floresce durante muito tempo. Saiba como tratar esta flor da melhor forma, seguindo algumas regras essenciais.


·    Corte o caule da flor obliquamente, com uma faca bem afiada e coloque-a numa jarra com água limpa;

·       Utilize alimento para flores de corte, apenas se a amarílis estiver num ramo misto;
·       Convém retirar as flores murchas;
·       Como o caule é oco, se colocar um pau fino no interior, ajudará a suportar o peso da flor, não partindo tão facilmente.

Caso deseje plantar a amarílis para ter o ano inteiro no jardim, convém saber escolher o tipo de terra, quantidade de sol e água.

Como plantar os bolbos


O bolbo da amarílis deve ser plantado num vaso não muito pequeno e deve usar substrato e colocar pedras no fundo para possibilitar uma boa drenagem. A mistura de solo ideal é uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas de areia. Evite utilizar terra argilosa, pois o excesso de humidade pode apodrecer as raízes. Os bolbos necessitam de sol durante todo o dia ou pelo menos de quatro horas de sol directo. Esta flor prefere um clima ameno e regas moderadas – molhe bem após o plantio e depois basta manter húmido. Apenas o pescoço do bolbo deve ficar fora da terra. Apos duas semanas surgem as primeiras folhas e as hastes florais. Nesta altura, convém colocar o vaso num local quente e com boa iluminação.


Curiosidade!

Sobre esta flor, existe uma lenda na mitologia grega; Amaryllis morria de amores pelo pastor Alteo. Existia, contudo, um problema: a grande paixão do pastor eram flores. Um dia, Alteo disse: “Somente darei o meu amor a quem me trouxer uma nova flor”.
A jovem pediu então conselho ao oráculo de Delphi; no templo, deram-lhe uma flecha, com a qual se feriu, enquanto declarava o seu amor. Repetiu este ritual sempre à meia-noite, em frente á cabana de Alteo.


Durante 30 noites, caíram gotas de sangue e o milagre aconteceu: nasceu uma belíssima flor vermelha. O pastor viu a rapariga com a flor vermelha, nascida do amor, nas mãos e beijaram-se pela primeira vez.

Tome Nota!

Esta flor tem um caule oco, por isso, se a retirar da jarra, lembre-se que estará cheio de água. Assim sendo, deixe primeiramente que toda a água saia do interior do caule, evitando, desta forma, molhar o chão ou os móveis.

Fonte: Revista Mulher Moderna / Flower Council of Holland
Fotos da Net
© Carlos Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário