quinta-feira, 14 de maio de 2020

Thomas Tusser



Thomas Tusser

Thomas Tusser nasceu,  em 19 de Outubro de 1524, Inglaterra Reino Unido, e faleceu a 3 de maio de 1580, Londres Reino Unido. Foi um poeta e fazendeiro inglês, mais conhecido por seu poema instrucional Quinhentos pontos de bom cultivo , uma versão ampliada de seu título original, A Hundreth Good Pointes of Husbandrie , publicado pela primeira vez em 1557.

Início da vida


St Mary and All Saints' church

Tusser nasceu em Rivenhall , Essex, em cerca de 1524, filho de William e Isabella Tusser. Desde muito cedo, tornou-se corista na capela colegio de São Nicolau em Wallingford Castle , Wallingford, Oxfordshire . Ele parece ter sido pressionado para o serviço na Capela do Rei, cujos coros geralmente eram depois colocados pelo rei em uma das fundações reais em Oxford ou Cambridge. Mas Tusser entrou no coro da catedral de St. Paul e de lá foi para o Eton College. Ele deixou um relato singular das suas privações em Wallingford e das gravidades de Nicholas Udall em Eton.


Ruinas do castelo Wallingford Caste

Ele foi também eleito para o King's College, Cambridge, em 1543, uma data que estabelece o limite mais antigo de seu ano de nascimento, pois ele seria inelegível aos dezanove anos. Do King's College, mudou-se para Trinity Hall, Cambridge.  


King's College, Universidade de Cambridge

Ao deixar Cambridge, ele foi a tribunal a serviço de William Paget, 1º Barão Paget de Beaudesart, como músico. Após dez anos de vida na corte, ele casou-se e estabeleceu-se como agricultor em Cattawade, Suffolk , perto do rio Stour .

Carreira literária

Lá ele escreveu A Hundreth Good Pointes of Husbandrie , um longo poema em dísticos rimados que registrava o ano no país. Este trabalho foi impresso pela primeira vez em Londres em 1557 pelo editor Richard Tottel e foi reimpresso com frequência. Tottel publicou uma edição ampliada Five Hundreth Pointes de Good Husbandrie em 1573. Tusser inclui uma mistura caseira de instruções e observações sobre agricultura e costumes do país, que oferecem uma visão da vida em Tudor Inglaterra, e seu trabalho regista muitos termos e provérbios impressos pela primeira vez. Tempo. Neste trabalho, ele também apresenta dez características que o queijo perfeito deve ter:

Poeta Gourmet

Os 9 requisitos de um queijo perfeito

Em ‘Quinhentos Pontos para ser um bom marido’, obra de 1573, Thomas Tusser, agricultor e poeta da Inglaterra Tudor e autor de vários ‘best sellers’ no seu tempo, explica como deve ser um queijo em perfeitas condições.

Cor: “ Não deve ser como Giezi (personagem bíblico, criado de Eliseu), branco de morte, como um leproso.”
Sabor: “ Nem como a esposa de Lot, puro sal. ”
Buracos: “ Nem como Argos (gigante mítico), cheio de olhos. ”
Forma: “ Nem como Tom Piper (personagem popular da época), fofo e inchado. ”
Textura: “ Não deve ser rijo como Crispin. ”
Qualidade: “ Nem pobre, como Lázaro. ”
Tacto: “ Nem peludo, como Esaú” (irmão de Jacob)
Humidade: “ Nem como Maria Madalena, desfeito em choro. ”
Composição: “ Nem como os bispos, de leite queimado. “

Ele nunca ficou muito tempo no mesmo lugar. Pela saúde da sua esposa, ele mudou-se para Ipswich. Após a morte dela, ele casou-se novamente e cultivou por algum tempo em West Dereham. Tornou-se cantor na Catedral de Norwich , onde encontrou um bom patrono no reitor, John Salisbury.


West Dereham
Mais tarde na vida

Após outra experiência na agricultura em Fairstead, Essex, mudou-se mais uma vez para Londres, onde foi levado por causa da praga de 1572 a 1573 para encontrar refúgio em Trinity Hall, e matriculou-se como servo da faculdade em 1573. 


Fairstead

Na época rente à sua morte, ele possuía uma pequena propriedade em Chesterton , Cambridgeshire, e isso prova que ele não estava, como às vezes foi afirmado, em qualquer tipo de pobreza, mas tinha, de certa forma, a economia que precisava. Thomas Fuller diz que ele "negociava em geral bois, ovelhas, laticínios, grãos de todos os tipos, sem lucro"; que ele "espalhou seu pão com todo tipo de manteiga, mas ninguém gostava dele".

Morte

Tusser morreu em 3 de maio de 1580, com cerca de 55 anos. Uma inscrição incorreta em Manningtree, Essex, afirma que ele tinha 65 anos.
De acordo com a Pesquisa de Londres de John Stow , Cheape Ward, Thomas Tusser foi enterrado na igreja agora perdida de St Mildred, nas Aves. A inscrição na sua tumba era a seguinte:


St. Mildred, Poultry


"Aqui Jaz Thomas Tusser, vestido com a terra,
Isso em algum momento fez as afirmações de Husbandrie;
Por ele, então você aprende mais; aqui learne devemos,
Quando tudo está terminado, dormimos e transformamos em pó:
E, no entanto, através de Cristo, para o céu, esperamos ir;
Quem ler seus livros achará que sua fé era assim. "

O editor de Stow adiciona o seguinte epigrama em Tusser a partir de um volume chamado The More the Merrier (1608), de 'HP':

Ad Tusserum
"Tusser, eles dizem, quando você estava vivo,
Que tu, ensinando parcimônia, nunca poderás prosperar.
Então, como a pedra de amolar, muitos homens não costumam
Para afiar os outros, quando eles mesmos são bruscos. "

Fonte: Revista Domingo Magazine /Correio da Manhã
Fotos da Net
© Carlos Coelho