quinta-feira, 21 de maio de 2020

Cristo-Rei



O cristo-Rei foi construído em 1959, com o dinheiro dos fiéis e destinava-se a agradecer a Deus o facto de Portugal não ter participado na II Guerra Mundial. Nessa altura, a cerimónia que decorreu com pompa e circunstância, reuniu 300 mil pessoas e contou também com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que, na altura, saía, assim, pela sexta vez do santuário mariano.


Dia 17 de Maio assinala-se o 61.º aniversário do santuário de Cristo-Rei, em Almada.
História

1934 - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel G. Cerejeira, passeia-se pelo Rio de Janeiro e fica abismado com a imponência de Cristo Redentor, desejando construir algo semelhante em Lisboa.

1940 - Os bispos portugueses, reunidos em Fátima, decidem que será erguido um monumento ao sagrado Coração de Jesus se Portugal for poupado à II Guerra Mundial, iniciada no ano interior.

1949 - Portugal não entra na guerra, após uma campanha nacional de recolha de fundos, é colocada a primeira pedra, no dia 18 de dezembro.

1959 - A 17 de Dezembro (Dia de Pentecostes), o Cristo-Rei é inaugurado. A imagem de Nossa Senhora de Fátima marca presença na cerimónia, na qual estiveram os cardeais do Rio de Janeiro e de Maputo.

Fonte: Revista Maria / Ronnie Venâncio
Fotos da Net
© Carlos Coelho