sexta-feira, 19 de junho de 2020

Arruda

Cultivo da Arruda 

APROVEITAMOS TODAS AS PROPRIEDADES DA ARRUDA


A Arruda é uma daquelas espécies que têm muitas aplicações. É considerada uma planta medicinal e é uma das mais utilizadas. De fato, é conhecida como a erva dos 1.000 usos, mas não apenas para os seres humanos quando tomada como infusões ou aplicada ao corpo, mas também protege nossas plantas com extratos. Vamos ver.
A Arruda, Ruta graveolens, como nome científico, pertence à família Rutáceas. Isso significa que possui mais de 1.600 espécies que "irmanadas" (laranja, limão, toranja etc.).
É nativa da Europa e geralmente é cultivada, além de suas propriedades, também como ornamental. Desenvolve flores amarelas que se destacam em jardins secos, pobres e calcários. Também nos ocorre incorporá-los ao Jardim ornamental, se já decidiu projetar um?

CULTIVO DA ARRUDA

As necessidades da Arruda são básicas e não teremos nenhum problema ou inconveniente em cultivá-la. Com pouco cuidado, atingirá quase um metro de altura.

CLIMA


É uma cultura adaptada a áreas de climas quentes. Se estiver frio, é aconselhável protegê-lo ou mantê-lo dentro de casa em um vaso. Quanto às necessidades de luz, é melhor colocá-lo em pleno sol. Se o colocarmos dentro de casa como planta de casa, procederemos ao arranjo na varanda ou, pelo menos, perto da janela.

SOLO E IRRIGAÇÃO


A arruda geralmente cresce, por si só e espontaneamente, em solos secos e calcários. No entanto, é muito percetível em seu crescimento se o solo tiver um mínimo de matéria orgânica. Também podemos fazer um preenchimento para manter toda a humidade do solo. Isso reduzirá a frequência da irrigação.
Por falar em irrigação, deve ser normal, pois não requer condições especiais de humidade.

DE VASOS PARA O JARDIM


Um procedimento que geralmente é realizado para obter uma planta de arruda bem desenvolvida em pouco tempo é iniciá-la em um vaso. É semeada na primavera, em condições controladas de humidade, luz e temperatura, e quando atinge 20 cm, é transplantada para o espaço que lhe dedicamos no jardim. Por exemplo, o jardim ornamental. Além disso, se não deseja multiplicá-lo por sementes, pode recorrer a estacas.
Como cresce muito se tem os meios certos, uma dica é podá-la vigorosamente no inverno. Com isso, controlamos seu crescimento e permitimos que ele se desenvolva na primavera com mais força e uma aparência rejuvenescida.

Usos da arruda

USOS CULINÁRIOS

É rica em vitamina C. Tem sido amplamente utilizada para fazer certos molhos, e até como fermento para bebidas alcoólicas.

UTILIZAÇÕES MEDICINAIS


A arruda era conhecida anteriormente por suas propriedades abortivas. Mas, com essas coisas fortes e importantes não confiaríamos muito.
Como pomada, é um bom aliado para dores de ouvido, dores de estômago, para reduzir o desconforto das hemorroidas ou contra alguns parasitas.

USE COMO EXTRACTO VEGETAL

Possui propriedades repulsivas e insecticidas. Embora já saiba nossa opinião. Os extratos de plantas funcionam melhor como preventivos do que curativos. Um fungo ou praga instalado com segurança em uma colheita será muito difícil de eliminar com esses mecanismos naturais.

Fotos da Net

© Carlos Coelho