segunda-feira, 15 de junho de 2020

Flor-cadáver


Flor-cadáver: maior flor do mundo floresce na Bélgica



Um espécime da Amorphophallus titanum, ou Flor-Cadáver – nome pelo qual é mais conhecida, a maior flor do mundo, floresceu nesta quarta-feira no Jardim Botânico de Meise, no norte da Bélgica, embora este ano os curiosos tenham que se contentar em assistir à floração em vídeo porque a estufa está fechado pela pandemia de coronavírus.
Esta é a décima vez que a planta floresce na Bélgica desde que chegou em 2008, mas desta vez os corajosos que, normalmente, a visitam não poderão apreciar o cheiro desagradável a carne podre que a flor emite com o objetivo de atrair insetos para a sua polinização e conservação. Foi derivado a este cheiro que esta flor ganhou o nome de Flor-Cadáver.
As cores desta planta tropical variam entre amarelo, verde e fúscia, mas só podem ser vistas durante as 72 horas em que a floração dura.
Esta flor foi descoberta em 1878 nas florestas tropicais de Sumatra (Indonésia) e está em perigo de extinção, razão pela qual a rede de jardins botânicos europeus troca sementes anualmente para conservar as espécies.
Quando floresce, pode atingir três metros de altura, embora este ano tenha permanecido em 2 metros e 12 centímetros.

Foto: net
© Carlos Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário