terça-feira, 16 de junho de 2020

Língua



É o órgão muscular responsável pelo paladar, localizado na boca e utilizado na ingestão de alimentos e na articulação de sons. O paladar ou o gosto está associado ao sentido do olfacto. Ou seja, o centro do olfacto e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz. A língua contem milhares de pequenas papilas gustativas que cobrem grande parte da superfície. Os receptores das papilas são estimulados assim que os alimentos ou líquidos entram na boca. Por sua vez, as papilas gustativas enviam impulsos nervosos para o centro do olfacto e do gosto do cérebro que os interpreta como sabor.


Enquanto as papilas gustativas na ponta da língua detectam o sabor doce e as dos lados o salgado e o ácido, as de trás detectam o sabor amargo. Para que distinga a maioria dos sabores, o cérebro necessita da informação de ambos os sentidos.
Um dos distúrbios mais frequente que afectam a língua é a ageusia, ou seja, a perda ou redução do sentido do gosto. Outro é a disgeusia, caracterizada pela distorção do paladar. Estas complicações são consequência de diversos factores, entre os quais se destaca o consumo de tabaco.

Fonte: Revista Nova Gente /Dicionário de Saúde
Foto: net
© Carlos Coelho