Fotos no set de
filmagem, por Alberto Tolot.
Em 25 de janeiro de
1989, após oito meses de negociações, a Pepsi anunciou que tinha assinado com
Madonna um contrato de um ano, pelo qual pagariam US $5 milhões. Madonna
apareceria em uma série de comerciais de televisão e a Pepsi patrocinaria sua
próxima turnê, prevista para o final daquele ano.
O diretor contratado pela
Pepsi para o comercial foi Joe Phytka, que havia planejado os anúncios de
Michael Jackson para mesma empresa. Segundo Pytka, quando ele foi pela primeira
vez à casa de Madonna em Hollywood Hills para discutir o comercial, ela não
tinha ideia de que seria apresentado.
Pytka diz: "Michael Jackson sempre
tinha em casa um sistema de som especial para cantar e gravar, então eu
perguntei a Madonna onde estava o dela. Ela disse: 'O que? cantar?'". Joe
alega que ela também se assustou quando a pediu para dançar no comercial.
Ele
achava que dançar era importante, porque é uma das principais coisas que o
público associa à Madonna. Quando Joe contratou um coreógrafo, Vince Paterson,
e Madonna viu os passos que ele estava ensinando aos outros dançarinos, ela
imediatamente insistiu em fazer sua própria dança.
Ao contrário de Michael
Jackson e Whitney Houston, Madonna se recusou a inserir a palavra Pepsi em sua
música para o comercial. "Eu não colocaria a Pepsi em nenhuma das minhas
músicas - a Pepsi é a Pepsi e eu sou eu", explicou ela, "Considero um
desafio fazer um comercial que tenha algum tipo de valor artístico".
Durante a transmissão
do Grammy Awards apareceu, uma amostra (teaser) do comercial foi exibido. No
anúncio, um aborígine australiano é visto caminhando por quilômetros no
interior para chegar a uma televisão a tempo de ver a estreia mundial do
próximo comercial da Madonna com a Pepsi.
Em 2 de março, conforme anunciado no
teaser, o comercial foi exibido no intervalo do programa de TV número um na
América, "The Cosby Show", e em todo o mundo simultaneamente em 40 países,
às 20:02.
O comercial intitulado
"Make a Wish" de dois minutos, retratou Madonna voltando no tempo
para revisitar suas memórias de infância, publicidade que eles jamais poderiam
ter esperado.
Os planos/etapas da
Pepsi eram:
1) 25 de janeiro,
Madonna assina seu contrato e, na manhã seguinte, o acordo se torna notícia de
primeira página no USA Today.
2) 22 de fevereiro, a
Pepsi divulga um teaser na transmissão do Grammy Awards anunciando a estreia do
comercial, em 2 de março. Seria também, uma estreia mundial via satélite da
inédita música "Lika A Prayer".
3) 2 março, o comercial
com 30 segundos irá ao ar.
4) 3 de março, a MTV
estreia a versão própria de Madonna, o clipe de "Like A Prayer",
recebendo um mês de duração exclusivo no clipe.
5) 21 de março, o vídeo
e single "Like A Prayer" chegaria às lojas, ambos tornando hits
instantâneos.
6) Madonna grava um
segundo comercial para a Pepsi, anunciando sua próxima turnê.
7) Madonna sai em
turnê, apresentando logotipos da Pepsi em todos locais.
O comercial da Pepsi
foi exibido em quarenta países ao redor do mundo, com uma audiência estimada em
250 milhões de pessoas. Não foi apenas a primeira vez que uma música de um
disco estreou em um comercial, mas foi a primeira vez que um comercial de TV
recebeu uma estreia especial por satélite em todo o mundo.
Até então, tudo
estava indo conforme o planejado. No entanto, no dia seguinte, quando a versão
de Madonna de "Like A Prayer" fez sua estréia na "pesada
rotação" da MTV, o inferno começou.
No vídeo de Madonna, que testemunha um
assassinato, se depara com uma igreja, beija a estátua de um santo, faz amor
com um homem negro num banco de igreja, dança na frente de cruzes em chamas,
canta com um coro da igreja e mostra estigmas hemorrágicos nas duas palmas de
sua mão, como se ela tivesse sobrevivido a uma crucificação.
Somente Madonna
conseguiu fazer esse vídeo - é tempestuoso, misterioso, trágico, violento,
sombrio e emocionante. Antes de sua exibição, Madonna explicou a diferença
entre o anúncio da Pepsi e sua própria apresentação em vídeo:
"O
tratamento para o vídeo é muito mais controverso. Provavelmente vai causar
muitos nervos em muitas pessoas. E o tratamento para o comercial é ... quero
dizer, é um comercial. É muito, muito doce. É muito sentimental."
Fotos da Net
© Carlos Coelho