quinta-feira, 11 de junho de 2020

Madonna


Fotos no set de filmagem, por Alberto Tolot.





Em 25 de janeiro de 1989, após oito meses de negociações, a Pepsi anunciou que tinha assinado com Madonna um contrato de um ano, pelo qual pagariam US $5 milhões. Madonna apareceria em uma série de comerciais de televisão e a Pepsi patrocinaria sua próxima turnê, prevista para o final daquele ano. 







O diretor contratado pela Pepsi para o comercial foi Joe Phytka, que havia planejado os anúncios de Michael Jackson para mesma empresa. Segundo Pytka, quando ele foi pela primeira vez à casa de Madonna em Hollywood Hills para discutir o comercial, ela não tinha ideia de que seria apresentado. 

Pytka diz: "Michael Jackson sempre tinha em casa um sistema de som especial para cantar e gravar, então eu perguntei a Madonna onde estava o dela. Ela disse: 'O que? cantar?'". Joe alega que ela também se assustou quando a pediu para dançar no comercial. 

Ele achava que dançar era importante, porque é uma das principais coisas que o público associa à Madonna. Quando Joe contratou um coreógrafo, Vince Paterson, e Madonna viu os passos que ele estava ensinando aos outros dançarinos, ela imediatamente insistiu em fazer sua própria dança. 


Ao contrário de Michael Jackson e Whitney Houston, Madonna se recusou a inserir a palavra Pepsi em sua música para o comercial. "Eu não colocaria a Pepsi em nenhuma das minhas músicas - a Pepsi é a Pepsi e eu sou eu", explicou ela, "Considero um desafio fazer um comercial que tenha algum tipo de valor artístico".

Durante a transmissão do Grammy Awards apareceu, uma amostra (teaser) do comercial foi exibido. No anúncio, um aborígine australiano é visto caminhando por quilômetros no interior para chegar a uma televisão a tempo de ver a estreia mundial do próximo comercial da Madonna com a Pepsi. 

Em 2 de março, conforme anunciado no teaser, o comercial foi exibido no intervalo do programa de TV número um na América, "The Cosby Show", e em todo o mundo simultaneamente em 40 países, às 20:02.


O comercial intitulado "Make a Wish" de dois minutos, retratou Madonna voltando no tempo para revisitar suas memórias de infância, publicidade que eles jamais poderiam ter esperado.

Os planos/etapas da Pepsi eram:

1) 25 de janeiro, Madonna assina seu contrato e, na manhã seguinte, o acordo se torna notícia de primeira página no USA Today.
2) 22 de fevereiro, a Pepsi divulga um teaser na transmissão do Grammy Awards anunciando a estreia do comercial, em 2 de março. Seria também, uma estreia mundial via satélite da inédita música "Lika A Prayer".
3) 2 março, o comercial com 30 segundos irá ao ar.
4) 3 de março, a MTV estreia a versão própria de Madonna, o clipe de "Like A Prayer", recebendo um mês de duração exclusivo no clipe.
5) 21 de março, o vídeo e single "Like A Prayer" chegaria às lojas, ambos tornando hits instantâneos.
6) Madonna grava um segundo comercial para a Pepsi, anunciando sua próxima turnê.
7) Madonna sai em turnê, apresentando logotipos da Pepsi em todos locais.

O comercial da Pepsi foi exibido em quarenta países ao redor do mundo, com uma audiência estimada em 250 milhões de pessoas. Não foi apenas a primeira vez que uma música de um disco estreou em um comercial, mas foi a primeira vez que um comercial de TV recebeu uma estreia especial por satélite em todo o mundo. 


Até então, tudo estava indo conforme o planejado. No entanto, no dia seguinte, quando a versão de Madonna de "Like A Prayer" fez sua estréia na "pesada rotação" da MTV, o inferno começou. 
No vídeo de Madonna, que testemunha um assassinato, se depara com uma igreja, beija a estátua de um santo, faz amor com um homem negro num banco de igreja, dança na frente de cruzes em chamas, canta com um coro da igreja e mostra estigmas hemorrágicos nas duas palmas de sua mão, como se ela tivesse sobrevivido a uma crucificação. 


Somente Madonna conseguiu fazer esse vídeo - é tempestuoso, misterioso, trágico, violento, sombrio e emocionante. Antes de sua exibição, Madonna explicou a diferença entre o anúncio da Pepsi e sua própria apresentação em vídeo: 

"O tratamento para o vídeo é muito mais controverso. Provavelmente vai causar muitos nervos em muitas pessoas. E o tratamento para o comercial é ... quero dizer, é um comercial. É muito, muito doce. É muito sentimental."

Fotos da Net
© Carlos Coelho