segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Panda-vermelho-do-Nepal



Nome Científico:  Ailurus fulgens fulgens

Ordem: Carnívora

Família: Procyonidae.

O Panda-vermelho-do -Nepal gosta das alturas e por isso vive nos montes Himalaias, entre 2200 e 4800 metros de altitude, distribuindo-se pelo Nepal, Butão, Tibete, Myanmar e Oeste da China, onde existam florestas temperadas de bambu. Este simpático animal tem uma densa pelagem de cor castanho-avermelhada, com riscas alternadas claras e escuras na cauda.

A cabeça é larga e o focinho relativamente curto, as orelhas são triangulares e brancas, tal como a máscara facial. Tal como o Panda-gigante, possui um falso polegar, que utiliza para arrancar as folhas do bambu, o seu alimento favorito.

O Panda-Vermelho-do-Nepal é tímido, solitário e territorial, marcando o território com urina e outras secreções. Para não se perder, vai marcando os trilhos com a ajuda de glândulas que possui na base das patas. É mais activo ao fim da tarde e de noite, aproveitando o dia para descansar ou tomar banhos de sol, no cimo das árvores. O seu alimento preferido é o bambu, tanto folhas como rebentos, mas também come raízes, bagas, líquenes, insectos e até ovos e crias de aves.

Os Panda-vermelhos-do-Nepal não são muito namoradeiros, por isso só formam casais na época de reprodução de Janeiro a Março. Depois de uma gravidez de 112 a 158 dias, as fêmeas dão á luz uma a quatro crias, que são amamentadas durante cinco meses. Aos 18 meses já são adultos e pode ir cada um á sua vida. Esta é uma espécie em perigo, segundo a União Internacional para a conservação da Natureza, ameaçada sobretudo pela destruição do habitat, resultante da exploração de madeiras, assim como pela caça para comércio da pele.

A alimentação específica, a baixa taxa de reprodução e a baixa densidade populacional também não ajudam à conservação da espécie.

Fonte: Revista Notícias Magazine

Texto: Autor: Desconhecido

Fotos da Net

Sem comentários:

Enviar um comentário