quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Coliseu dos Recreios - Lisboa

Há 126 anos a dar espectáculo
Foi a 14 de Agosto que o Coliseu abriu as portas e, desde então grandes personalidades artísticas têm brilhado no maior palco cultural do país.


Há um século, vicissitudes várias tinham levado ao desaparecimento de várias salas de espectáculo. Urgia, então, a construção de um espaço lúdico e multifuncional, vocacionado para acolher as mais diversas actividades culturais.
No dia 14 de Agosto de 1890 é inaugurada, no coração de Lisboa, uma enorme sala de variedades com capacidade para mais de 4000 espectadores: o Coliseu dos Recreios. Erguido de raiz e de arquitectura moderna, o espaço viria a ser aberto ao público ainda a sua conclusão estava longe do fim.
A honra de estreia coube à ópera cómica italiana Bocaccio. De então para cá, no subpalco escondido fizeram-se gerações de palhaços e ilusionistas, viveram-se noites de tertúlias artísticas, musicais, literárias e até se reuniram grandes vultos da I Republica, bem como da oposição á ditadura. Desde que, em 1994, se concluíram as obras de remodelação, o Coliseu dos Recreios, agora com um aspecto mais moderno, e confortável, está aberto a todo o tipo de actividades, desde congressos a catering, feiras, exposições e, até mesmo, ao circo.

Grandes Artistas num grande palco


A título de exemplo, só em 1901, o Coliseu dos Recreios registou mais de 200 exibições. Pelo recinto cultural passaram companhias artísticas dos quatro cantos do Mundo. 


Margot Fontaine
Todos os grandes nomes nacionais pisaram este palco, mas também personalidades internacionais, como é o caso do Ballet Russo, Nijinski, da grande cantora Conchita Supervia, Margot Fontaine e Maurice Béjart.

Fonte: Revista Maria
Texto: Samuel Ferreira
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário