segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Os cinco pilares da Fé Islâmica

Os cinco pilares da Fé Islâmica



A religião Islâmica á baseada em seis pilares que constituem normas para a crença: crer em Deus, nos Anjos, nos Livros Sagrados, nos Mensageiros, no Dia do Juízo Final e na predestinação e em cinco pilares que constroem e sustentam a fé.

1 – Testemunho de Fé (chahada)


 Aceitar e recitar: «Não há outro Deus a não ser Deus e Muhammad é o mensageiro de Deus.» Em árabe, a primeira parte é: La ilahaillal-lah («Não há outro Deus a não ser Deus»). A segunda parte é: Muhammad Rassul-lah («Muhammad é o Mensageiro de Deus»). Este testemunho inicial é primordial pois resume os postulados da religião: a fé no Deus único, no seu Profeta, na sua mensagem. Ao professar este testemunho, o fiel está convertido ao islão.

2 – Oração (salat)



São cinco as orações diárias, realizadas na alvorada, ao meio-dia, a meio da tarde, ao créspulo e à noite. Nas mesquitas, as orações são dirigidas por uma pessoa versada no Alcorão e escolhida pela comunidade. Antes das orações, o fiel deve fazer a limpeza de partes do seu corpo com água (ablução) e voltar o rosto em direcção a Meca para orar.

3 – Caridade (zakat)


Os muçulmanos devem ser generosos para com os mais necessitados. O zakat corresponde à separação de uma parte do dinheiro ganho e destinado caritativamente aos necessitados. Todas as coisas pertencem a Deus. Os bens e a riqueza, portanto, foram confiadas aos seres humanos para que façam bom uso delas. Através do pagamento de zakat os bens são purificados. O piedoso deve também dar tanto quanto possa como caridade e fazê-lo de preferência em segredo.

4 – Jejum (saum)



O jejum é uma purificação pessoal, através da privação, por períodos determinados das necessidades do corpo: alimentação, bebida e prática de relações sexuais. Durante o Ramadão, o nono mês do calendário islâmico, é obrigatório jejuar desde a alvorada até ao pôr-do-sol. O não cumprimento do jejum só é facultado aos doentes, aos idosos, às mulheres grávidas e que amamentam, e aos que estiverem em viagem; todos deverão, porém, jejuar o mesmo número de dias num outro período do ano. Em caso de incapacidade física total para jejuar, a pessoa deverá alimentar um necessitado pelo número de dias em que não faz jejum.

5 – Peregrinação a Meca (hajj)



Pelo menos uma vez na vida, todo o muçulmano adulto que disponha de meios para realizar uma peregrinação a Meca, deve fazê-lo. Os peregrinos vestem roupas simples (ihram), que eliminam as distinções de classes e cultura, para que todos fiquem iguais perante Deus. Os homens vão de cabeça rapada e as mulheres cortam o cabelo. Os rituais do hajj consistem em circundar sete vezes a Caaba e percorrer sete vezes a distância entre os montes Safa e Marwa.

Fonte: Revista Esperança
Texto/Autor: desconhecido
Foto da net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário