quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Tremoços


Aperitivos lendários



Uma das lendas em redor desta semente afirma o nome “Estremoz” teve origem na palavra “tremoços”

A utilização dos tremoços como aperitivo perde-se na história dos hábitos dos portugueses. Embora também se comam noutras alturas do ano, é com a chegada do calor que o seu consumo dispara. Afinal, as pessoas bebem mais cerveja nos dias quentes, algo que não se faz sem se trincar uns tremoços. Esta é uma regra bem conhecida de todos.
Em Portugal, o tremoço está para a cerveja como a manteiga está para o pão e café que se preze tem que oferecer o pires de tremoços. A relação que os portugueses estabelecem com estas sementes só tem semelhança em alguns países mediterrânicos, como a Itália e a Grécia. Assim, não admira que existam lendas sobre os próprios tremoços. A mais famosa conta que, em certo dia, a Sagrada Família atravessou um campo de tremoceiros enquanto fugia dos soldados do rei Herodes. A família caminhava lentamente na tentativa de passar despercebida mas, a cada passo que José e o burro davam, os tremoceiros estalavam por baixo dos seus pés. Em cima do burro e com Jesus no colo, Maria desesperava com a situação e decidiu amaldiçoar os tremoços, afirmando que nunca mais estas sementes matariam a fome a alguém. Lenda ou não, a verdade é que quem come um tremoço, come sempre o segundo e depois o terceiro. Alem disso, os tremoços servem sempre como aperitivo, ao contrário de outras sementes que servem de alimento, como o feijão, a ervilha e a lentilha. Outra das lendas afirma que o nome “Estremoz” teve origem na palavra “tremoços”.


Supostamente quando os primeiros habitantes chegaram ao local onde hoje se encontra a cidade, nada mais havia do que o sol, a lua e campos gigantescos de tremoceiros. Estas e outras estórias podem ser fruto da imaginação popular, mas demonstram como estas sementes estão enraizadas na cultura portuguesa. Fazer o tremoço saltar da sua casca é uma arte que os portugueses aprendem desde crianças. E enquanto houver sol, calor e cerveja, mais portugueses aprenderão a comer tremoços e mais lendas serão inventadas.
A maioria dos tremoceiros tem a propriedade de fixar azoto nos solos, e muitos são utilizados como fertilizante natural em zonas agrícolas.


A Lupinus albus L. é originário da Península Balcânica, bastante cultivada na região mediterrânea, Macaronésia, centro e sudeste da Europa, Rússia, norte de África, África do Sul, Austrália e América. Reconhecida pelas suas propriedades medicinais a Lupinus albus L. também é usada para alimentação humana e animal.
 Subespontânea no nosso país em searas, campos e lugares arenosos, em solos ácidos, a Lupinus albus L. ficou conhecida popularmente como Tremoço.
 Os tremoços crus e secos são utilizados para baixar o diabetes. Deve ser tomado logo pela manhã com um copo de água e em jejum. O uso do Tremoço não deve ser constante por causa de sua toxidade se consumido em grande quantidade.

 Uso: Os tremoços são usados crus. Macetar 3 Tremoços crus e sem casca, colocar num copo com água e deixar repousar durante a noite, beber de manhã em jejum. Esta prática não só lhe vai reduzir a glicemia, como também o ácido úrico.

Fonte: Jornal Diário de Notícias
Texto/Autor: João Silva
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário