domingo, 15 de outubro de 2023

Almeirão

O seu berço é a Europa mediterrânea e a família é a asteraceae, a mesma do dente-de-leão, da alface e da serralha. Em Itália, os seus nomes radicchio e cicòria aplicam-se às chicórias em geral (endívia, escarolas e almeirão). É também chamada chicória amarga, chicória selvagem ou radice. A confusão dos nomes vem do seguinte: o almeirão (Chicorium intybus I.) pertence ao género da Chicória (Chicorium) e à espécie da catalónia, ambos são variantes de c.intybus.

A amargura que caracteriza esta verdura é acusada pelas substâncias na seiva e deu origem à crença nas suas virtudes medicinais: diurético, estimulante do apetite e hepatoprotector. Antigamente em Roma, era usado quase que exclusivamente como medicamento. No século XIV começou a ser utilizado como alimento. As suas folhas jovens e alongadas crescem junto ao solo. A planta, ao amadurecer, dá origem a flores azuis ou brancas. Entre as variedades, a mais conhecida é a folha-larga, que produz folhas vigorosas e de cor verde-claro. Outra variedade tem também folhas largas e são amareladas na parte inferior.

A variedade roxa é mais suave ao paladar. Pode ser servida em saladas, utilizando as folhas inteiras, temperadas com sal, azeite, vinagre ou sumo de limão e misturadas com bacon frito. A salada de almeirão cortado em juliana fina e feijão frade ainda morno leva tempero de cebola picada, sal, azeite, vinagre ou sumo de limão.

Serve-se com peixe frito depois de passado por farinha de milho. O almeirão pode ainda ser refogado, usado em sopas, arroz ou feijão e para complementar bolinhos de batata.

Como se escolhe

Dependendo da variedade o almeirão tem folhas verdes mais claras ou escuras, finas e pontiagudas ou alongadas e largas. Geralmente é vendido em molhos. As folhas devem ter uma cor uniforme e um aspecto fresco e viçoso. Rejeite se notar beiras amareladas ou sinais pretos, amolecidos. Verifique também se não foram muito espremidas e amachucadas ao serem apertadas nos molhos. Para preparar saladas, escolha folhas mais novas, tenras e claras. Se for cozinhar ou refogar, escolha pelo contrário, folhas grandes e verde-escuras. Neste caso, não faz muita diferença se estiverem um pouco murchas.

Como se prepara

Para preparar a salada lave bem as folhas, higienize com uma solução própria para verduras, passe por água corrente e pique finalmente. Se quiser extrair um pouco da amargura, deixe de molho durante alguns minutos em água fria, depois de picado. Escorra bem e passe por água. As folhas mais escuras têm a vantagem de ser mais nutritivas, pois o teor de betacaroteno é maior. Para refogar, frite em azeite ou óleo, um pouco de alho e bacon picados, junte o almeirão, adicione sal a gosto e refogue rapidamente mexendo sempre, até as folhas amolecerem. Se preferir folhas mais macias, passe-as antes por água fervente.

Saúde

É bom para: Compor as dietas hipocalóricas de pessoas que querem emagrecer, pois têm baixíssimo valor calórico, apenas 21 calorias por cada 100 gramas de almeirão cru. É aconselhável para ajudar o funcionamento dos intestinos, graças ao seu teor de fibras.

É mau para: Pessoas com distúrbios intestinais que precisam de restringir o consumo de fibras, pois a presença delas no almeirão aumenta ainda mais a intensidade dos movimentos peristálticos. Cada 100 grama de almeirão cru contém 2,4 gramas de fibras.

Fonte: Revista Caras

Texto/Autor: Maria Luiza Ferrari e Maria Clara Ferrari /Neide Rigo, nutricionista

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário