domingo, 29 de outubro de 2023

Celósia

Plumas e cristas

(Celosia argentea cristata)

Nome científico: Celosia

Família: Amarantáceas

Origem: América, Ásia, África

Ao género Celosia pertencem mais de 60 espécies de plantas anuais, particularmente apreciadas pelas suas espectaculares inflorescências em espiga, amarelas ou vermelhas. A espécie de que procedem quase todas as variedades e subespécies comummente cultivadas é a Celosia argentea, com folhas ovadas ou lanceoladas, verdes, um pouco rugosas, com nervuras conspícuas.

(Celosia argentea cristata Pyramidalis)

As inflorescências, erectas ou pendentes, são branco-prateadas e brotam no verão. Os cultivares reagrupam-se em duas subespécies: a primeira, a Celosia argentea cristata (chamada «crista-de-galo»), tem folhas ovadas ou ovato-cordiformes, verdes ou bronzeadas, e curiosas inflorescências, em espiga, sinuosas, vermelhas, alaranjadas ou amarelas, com diversas gradações, que fazem lembrar; precisamente, a crista de um galo; aparecem no Verão.

A outra subespécie, a Celosia argentea plumosa, tem folhas ovadas ou lanceoladas e flores reunidas em vistosas espigas plumosas e erectas, cor-de-rosa, vermelhas, em vários tons, de forma piramidal (na variedade Pyramidalis) ou cilíndrica, que brotam de finais de Primavera e meados do Verão. Entre as outras espécies: a Celosia childsii, lembrada sobretudo por ter dado origem a muitas variedades com inflorescências ramificadas, e a Celosia Thompsonii, de porte compacto, com inflorescências plumosas, vermelho-vivas.

Cultivo

(Celosia argentea cristata plumosa)

As Celósias cultivam-se como plantas de flor anuais de interior, e ao ar livre em canteiros e alegretes. Nos recipientes utiliza-se um substrato para vasos bem drenado; no jardim, o solo tem de ser fértil e bem drenado: aconselha-se a utilização de plantas procedentes de recipientes alveolares ou vasos pequenos. Em ambos os métodos de cultivo, há que enriquecer o substrato com 20 g de adubo complexo de acção retardada por decalitro de terra. Todos os 15 dias, junta-se à água da rega um adubo líquido para plantas de flor na dose de 10cm3 por decalitro.

Multiplicação

(Celosia argentea Fairy Fountains)

Semear em meados do Inverno, num substrato de sementeira bem drenado, a uma temperatura mínima constante de 15ºC. quando as plântulas alcançarem um tamanho suficiente para se poder manipular; distribuem-se individualmente; as que se cultivam no exterior plantam-se de forma definitiva em meados da Primavera. Também se podem semear directamente ao ar livre, no fim do Inverno nas zonas de clima ameno ou no começo da Primavera nas outras regiões.

Doenças e parasitas

(Celosia argentea cristata Caracas)

Os afídeos podem infestar as folhas e as gemas, provocando danos directos, ao sugarem as plantas, e indirectos, ao darem início á fumagina. Combatem-se com aficidas. Os excessos de humidade ou um substrato mal drenado podem provocar a podridão. Neste caso, reduz-se a rega. Se o PH (acidez) do solo é demasiado elevado, é possível que a clorose foliar se manifeste por falta de ferro. Tratar com quelatos de ferro.

Exposição

Estas plantas necessitam de muita luz, mas não de uma exposição directa ao sol.

Temperatura

No interior; a temperatura ideal é de 18ºC. a mínima não deve ser inferior aos 14ºC. No Verão, quando a temperatura supera os 25ºC, é preciso arejar o sítio onde ela está. No exterior, resistem a temperaturas superiores.

Rega

São plantas que temem sobretudo os excessos de água, e por isso deve manter-se o substrato apenas ligeiramente húmido. Durante os meses estivais é aconselhável manter a humidade do ar elevada mediante pulverizações, mas apenas nas plantas (nas que não têm flores), nos vasos e até no ar circundante.

Cuidados

Eliminar as folhas danificadas ou amareladas.

Fonte:

Texto/Autor:

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário