segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Dia Mundial da Coluna

 Dia Mundial da Coluna 16 de Outubro

Proteja a sua Coluna

A Hérnia discal resulta em parte do esforço suportado pela coluna. Saiba o que fazer para a evitar e tratar.

Gestos inapropriados ou posturas inadequadas podem originar grandes problemas na coluna, mas o que a maioria das pessoas desconhece é que esses mesmos males podem ser evitados.

A Hérnia do disco é um desses casos. Sendo a coluna composta por vertebras, cujos discos desgastam com o tempo, a constante fricção pode causar uma hérnia discal. A boa notícia é que as estatísticas indicam a taxa de sucesso de uma cirurgia para solucionar este problema, ronda os 80 a 98%.

O que é ?

Uma hérnia discal surge quando “os discos sofrem um processo de desidratação e alteração dos seus constituintes levando à diminuição da sua flexibilidade e resistência. Tais alterações predispõem a posterior rotura das suas fibras e a progressão centrífuga do material existente no seu centro”.

Causas

Resultando em parte do esforço suportado por esta região, a probabilidade de ter uma hérnia “piora com o transporte de carga e/ou quando nos colocamos numa posição flectida. Levantar pesos, exposição a vibrações no trabalho, condução, tabaco, vida sedentária, obesidade, ansiedade e depressão são as causas apontadas”.

Consequências

Em primeira instância temos uma alteração da qualidade de vida do paciente. “A dor, a limitação física e a depressão associada a um ciclo vicioso que se agrava com a paragem do trabalho, atendimento médico e falta de produtividade podem ser consequências de uma hérnia”.

Sintomas

Os sintomas dependem sempre do nível da hérnia. “Por exemplo, na coluna cervical dará cervicalgia, já na lombar reflecte-se numa lombalgia quando a hérnia comprime as raízes nervosas com dor forte e incapacitante ao longo do membro inferior, falta de força ou alteração dos reflexos inervados pela raiz comprida”.

Tratamento

Na maioria das vezes o tratamento é efectuado “com anti-inflamatórios, analgésicos, durante o período agudo, calor húmido e programas de recuperação funcional. Ao contrário do que se pensa, o repouso não tem qualquer vantagem e o doente deve ser aconselhado a fazer o máximo de actividades toleráveis. Em alguns casos é realizada cirurgia”.

Pode-se ficar paraplégico?

Esta é, na maioria das vezes, a primeira questão que os doentes colocam. “Se for uma hérnia lombar a resposta é não. Contudo, se a lesão for a nível cervical existe a remota possibilidade de ficar com paraplegia. Mas, é preciso ter atenção que uma simples hérnia discal tratada cirurgicamente com excisão apresenta entre 80 a 98% de bons resultados”.

Alguns Números: os dados indicam que a dor lombar afecta 8 a 10 pessoas ao longo da vida.

Fonte : Revista Nova Gente

Texto/Autor: Marta Matreno

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário