quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Truques Saudáveis - Saúde

Brócolos – Superar a anemia

Muito apreciado na nossa gastronomia, este legume contém um elevado conteúdo, de flavonóides, substâncias que retardam o envelhecimento. Os brócolos são ricos em vitaminas B, cálcio, ferro e magnésio, por isso, combatem a fadiga e a anemia, favorecem a concentração e a memória e melhoram o humor. As fibras presentes nos talos ajudam a evitar o cancro do intestino. Pouco calóricos, podem ser consumidos à vontade (100 gramas contém36 calorias).

Arroz Integral – Bom para os intestinos!

Um tipo de arroz rico em fibras, pelo que ajuda ao funcionamento dos intestinos e facilita a eliminação de toxinas. O resultado salta á vista: os cabelos tornam-se brilhantes e a pele mais viçosa. Este alimento é ainda uma boa fonte de vitaminas B, E e minerais, como manganês, zinco e cobre.

Frango – Rico em minerais

Esta ave é uma fonte de proteínas, ideal para fortalecer o sistema imunológico. O frango fornece zinco e cobre (minerais antioxidantes) e boas qualidades de ferro. Conselho:  a pele do frango não deve ser consumida, porque concentra muito colesterol.

Abacate – Mão cheia de vitaminas!

Apesar de ser altamente calórico (uma fatia contém 100 calorias), este fruto é rico em glutationa, uma substância antioxidante. Protege as artérias do coração contra os efeitos maléficos da gordura. Tem vitaminas A (óptima para a pele e para o cabelo), C (acelera o processo de cicatrização) e cálcio (previne a osteoporose).

Gengibre – Enjoos à distância

Um dos sintomas do primeiro trimestre da gravidez são as náuseas, para atenuá-las, os especialistas recomendam a ingestão de produtos que incluam gengibre. Acrescente uma pitada da especiaria ás infusões ou consuma bebidas que a contenham.

Rabanete – Alimento para hipertensos

Trata-se de um tubérculo recomendado para quem está de dieta, pois contém apenas 20 calorias por 100 gramas. Além disso, é rico em antioxidantes, em vitamina C e folatos, que intervêm na formação dos glóbulos brancos e vermelhos. É óptimo para controlar a hipertensão e, como é diurético, para eliminar líquidos.

Beterraba – Aliada contra os radicais livres

Na antiguidade, este tubérculo era usado para combater dores de garganta e de cabeça. É rica em vitaminas, das quais se destaca o folato, importante para as grávidas, e algumas do grupo B. também contém um elevado conteúdo de minerais como iodo, sódio e potássio e antocianinas, pigmentos que lhe conferem a cor roxa e actuam como oxidante, um aliado contra os radicais livres. Deve consumi-la com moderação, pois tem muitos hidratos de carbono e açúcar.

Vitaminas – Doença de Crohn

Os indivíduos que sofrem desta patologia têm, agora, disponível um site de ajuda , onde podem encontrar informações sobre doenças que afectam o intestino e falar com outros doentes. A dieta para portadores de Crohn deve ter um alto teor calórico-proteico e ser restrita em resíduos (fibras). Condimentos e líquidos frios não são bem tolerados. A toma de vitaminas também é indicada.

Fonte: Revista Maria

Texto/Autor: Dr. Custódio César, Nutricionista

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário