sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Kiwi

O Kiwi (actinidia chinensis), nativo da China e da Formosa, tem mais vitamina C que o limão, a laranja ou a tangerina. Chegou a Portugal nos anos setenta e hoje é moda, pelo seu sabor refrescante, doce e delicado, sendo bastante cultivado no nosso país. Tem formato oval e é coberto por uma ‘peluda’ película de cor castanho-clara.

Por fora não tem graça, mas por dentro surpreende pela sua beleza. A polpa é verde-clara, brilhante e ‘desenhada’ com traços quase concêntricos, pontilhados por minúsculas sementes.

O kiwi foi trazido em 1845 para a Europa por uma expedição científica, mas continuou desconhecido no Ocidente. Em 1906 chegou á Nova Zelândia e, na década de 50, os neozelandeses começaram a exportá-lo, principalmente para os Estados-Unidos, Inglaterra e França.

Era chamado de chinese gooseberry, mas, como a palavra China e suas derivações eram evitadas nos Estados unidos durante o período da Guerra Fria, foi rebaptizado como Kiwifruit, em homenagem ao kiwi, pássaro simbolo da Nova Zelândia. As variedades mais conhecidas de kiwi são as hayward, allison, bruno, monty, abbot sauvage e chico.  

A planta da chinese gooseberry tem forma de parreira e prefere temperaturas abaixo de 15 graus. Esta fruta tem uma enzima que digere proteínas, chamada actidina. Por isso serve para amaciar carnes.

Essa enzima impede a gelatinização quando o kiwi é usado cru em receitas com gelatina. Para evitar isso, deve-se aferventá-lo antes de preparar gelatinas ou mousses. Combina bem com carnes e peixes. Em saladas de frutas, proporciona um sabor delicado e um colorido muito atraente.

Como se escolhe

O Kiwi, quando maduro, deve ser macio e apresentar-se suficientemente macio ao ser pressionado com os dedos. Se estiver muito firme é porque ainda não atingiu o ponto certo de maturação, mas pode ser comprado mesmo assim.

Mantido em temperatura ambiente, amadurece em dois dias. Para apressar o amadurecimento, coloque-o dentro de um saco de plástico ou envolva-o em papel de jornal. Quando maduro o kiwi pode ser guardado na gaveta das verduras no frigorífico durante alguns dias. Se estiver muito mole, é porque está passado e perdeu grande parte do sabor. A pele da fruta tem de estar intacta, sem sinais de rachaduras. Cada kiwi deve pesar entre 65 e 120 g e ser bojudo. Não guarde com laranjas, porque estragam-se com facilidade.

Como se prepara

A pele do Kiwi não é comestível. Quando maduro, tire a ‘pele’ com uma faca afiada e coma-o gelado ou ao natural, em saladas de frutas ou com sorvete. O kiwi também acompanha carnes e serve ainda para amacia-las.

Para isso corte-o em rodelas, esfregue-o sobre a superfície dos bifes e espere meia hora. Depois tempere com sal e pimenta e frite. Para peças inteiras, junte o kiwi batido aos outros temperos e deixe a carne nessa mistura a marinar durante duas horas.

Como é um fruto refrescante e muito colorido, é excelente para preparar saladas de fruta. Para fazer batidos, ponha no liquidificador seis kiwis pelados e cortados, uma lata de leite condensado, uma chávena de vinho branco de boa qualidade e dez cubos de gelo. Bata tudo e sirva em copos altos.

Saúde

É bom para:  Acompanhar carnes, porque facilita a digestão de proteínas. É hidratante e uma fonte razoável de minerais. Apenas um kiwi supre as necessidades diárias de vitamina C (cada 100g de kiwi contém 98mg de vitaminaC).

É mau para: Quem padece de aftas, pois a acitinina age nas células expostas e aumenta a dor. Não é aconselhável a quem está com papeira, pois a acidez que contém estimula as glândulas, o que também aumenta a dor.

Fonte: Revista Caras

Texto/autor: Maria Luísa Ferrari e Maria Clara Ferrari e Neide Rigo (nutricionista).

Foto da Net

Sem comentários:

Enviar um comentário