terça-feira, 10 de outubro de 2023

Música

Deixe a música soltar a fera em si!

A música ajuda a motivar, como? Veja as próximas cinco razões e nunca mais abdique dela nos treinos.

Vibração

1 - O ouvido externo e médio assegura a transferência das ondas sonoras ao ouvido interno, mais precisamente à cóclea, que transforma este estímulo em mensagem nervosa. Pequenas células pilosas sentem esta vibração e convertem-na em sinais eléctricos que libertam um neurotransmissor que estimula as fibras nervosas.

Tradução

2- As fibras do nervo auditivo transmitem ao cérebro as mensagens codificadas pela cóclea. No cérebro vários núcleos recebem esta mensagem e descodificam-na (sons fortes ou fracos, agudos ou graves, localização espacial, etc.) para criar uma sensação ou uma percepção consciente. No início parece tudo algo confuso, mas rapidamente fica mais “claro”.

Ligação

3- As notas, melodia e letras viajam pelo canal límbico ou pelo sistema de resposta emocional do cérebro, que se foca nos ritmos mais rápidos. Nesta região, a amígdala faz as ligações entre a música e as boas memórias (é por isso que se arrepia quando ouve ao vivo o hino nacional ou alguma música que nos diz algo de especial).

Sensação

4- Com o canal límbico activado, ativa-se o nucleus accumbens, uma via de recompensa/prazer que existe no cérebro. Ocorre um boost de dopamina- um químico do cérebro associado aos orgasmos. Estas vibrações ecoam pela “bolha” de prazer do cérebro e a dopamina sobrepõe-se ao cansaço e à ansiedade.

Conclusão

5- Com as notas finais da “sua” música, a explosão de dopamina acalma e você regressa onde começou, mas com uma sensação de realização e uma memória mais forte do poder dessa música. E agora já a pode usar para futuros treinos!

Fonte: Revista Mens Health

Texto/autor: K.Aleisha Fetters

Fotos: Rafa Alvarez

Sem comentários:

Enviar um comentário