domingo, 8 de outubro de 2023

Calígula

Lar luxuoso e jardim exótico do imperador Calígula descoberto em Roma

Arqueólogos encontraram os restos da luxuosa casa do Imperador Calígula e jardim exótico.

Esfaqueado até a morte pela Guarda Pretoriana em 41 D.C. Calígula é hoje lembrado como um dos imperadores romanos mais horríveis de todos os tempos.

Muitos romanos antigos eram felizes quando ele se foi, e ele era considerado um tirano que finalmente se tornou um monstro.

(Foto, Busto de Calígula. Crédito: Esquerda: Metropolitan Museum of Art – À direita: Louis le Grand – CC BY-SA 3.0)

“Lembre-se que tenho o direito de fazer qualquer coisa a qualquer um”, disse Calígula uma vez, e ele viveu por suas palavras torturando e executando pessoas sempre que quisesse.

Seu estilo de vida extravagante custou uma fortuna aos contribuintes. Ele construiu um magnífico palácio onde bebia pérolas dissolvidas em vinagre e comia comida coberta de folha de ouro. Além de tudo, ele também forçou as pessoas a adorá-lo como um deus.

Depois de três anos cavando sob os escritórios da Enpam, um instituto de pensão de médicos ao longo da Piazza Vittorio Emanuele II, uma praça no sudeste de Roma, cientistas encontraram restos da luxuosa casa de Calígula. O que mais se destaca é seu jardim exótico onde ele mantinha animais selvagens.

Os cientistas “encontraram um palácio de luxo com um jardim ornamentado completo com fontes de água e uma mansão exótica que abrigava avestruzes, veados e até mesmo um urso.

(Foto, Fragmentos de cerâmica e afrescos da casa e jardim de Calígula. Crédito: Soprintendenza Speciale di Roma.)

Artefatos retirados do local, incluindo joias, moedas, ossos de animais e um broche de metal pertencente a um guarda imperial, estão prontos para serem exibidos em público”, informa o Daily Mail.

“Os restos mortais contam histórias incríveis, a partir dos animais”, disse ao Times aDra.

“Encontramos ossos do pé de um leão, o dente de um urso, e ossos de avestruzes e veados. Podemos imaginar animais correndo livremente nesta paisagem encantada, mas também animais selvagens que foram usados para os jogos circenses privados do imperador.”

(Foto, A impressão do artista sobre o jardim teria parecido, cheia de vida selvagem livre e características de água gravadas.)

Calígula que governou Roma de 37 a 41 era de acordo com muitos historiadores um homem, que buscava prazer em muitos aspectos. Ele cometeu incesto com suas irmãs, disse a sua esposa para sair nua na frente dos convidados e forçou homens e mulheres de alto escalão a fazer sexo com ele.

A cultura do jardim romano foi significativamente desenvolvida após 60 a.C. Jardins romanos foram influenciados por técnicas egípcias, persas e gregas de jardinagem os jardins romanos eram bonitos, mas não tão incomuns quanto o que Calígula ordenou para criar.

(Foto, Um cano de água com o nome de Cláudio, o que significa que não só Calígula, mas também seu sucessor estava ligado ao edifício.)

Que ele mantinha animais exóticos em seu jardim não é muito surpreendente. Ele queria experimentar o melhor de tudo, e os cientistas também desenterraram sementes de plantas exóticas importadas, bem como restos de uma escada de mármore branco que ligava diferentes níveis do jardim.

(Foto, Os restos de uma escada de mármore branco que ligava diferentes níveis do jardim luxuoso.)

Calígula era insano? É uma pergunta que vários historiadores tentaram responder. Se Calígula estava louco, por que ele não foi silenciosamente removido da vista pública e colocado sob os cuidados de um médico? Era mais fácil se livrar deste imperador simplesmente matando-o?

A história de Calígula é interessante porque há poucas fontes sobreviventes sobre seu reinado e algumas histórias sobre o imperador podem ser desinformação.

Mas não há dúvida de que ele era um homem muito odiado. Aloys Winterling escreve em seu livro Calígula que “até certo ponto a bolsa moderna foi longe demais na transformação de um governante retratado como imoral e insano em um bom cujas ações eram racionais.

 (Foto, Caligula: A Biography by Aloys Winterling)

Tanto interpretações modernas quanto antigas concluíram a partir desta suposta evidência de que Calígula era insano. Mas ele estava?

Esta biografia conta uma história diferente do conhecido imperador. Em um relato hábil escrito para um público geral, Aloys Winterling abre uma nova perspectiva sobre o homem e seus tempos. Baseando-se em uma nova avaliação completa das fontes antigas, ele coloca a história do imperador no contexto do sistema político e nas mudanças nas relações entre o Senado e o imperador durante o tempo de Calígula e encontra uma nova racionalidade explicando sua notória brutalidade.

Acima de tudo, no entanto, uma pergunta permanece aberta: Como se pode explicar o intenso ódio por Calígula que se expressa em relatos antigos dele?

Quase todas as fontes podem ser rastreadas até membros da aristocracia romana. Eles provêm de senadores e cavaleiros que estavam em contato direto com o imperador.

(Foto, O magnífico anel de safira de Calígula tem 2.000 anos. Crédito: Wartski)

Assim, mesmo suas falsas declarações sobre Calígula contêm um grau de verdade histórica: a aristocracia romana deve ter experimentado coisas tão terríveis sob seu governo que postumamente ele foi marcado com o pior estigma possível: Ele foi repreendido como um monstro e um louco e, portanto, expulso da sociedade humana.”

A loucura de Calígula pode ser debatida, mas os restos de sua casa e jardim mostram claramente que ele era um homem muito extravagante, assim como seu surpreendente anel de safira de 2.000 anos que causou uma sensação quando foi disponibilizado para compra em um leilão pelos joalheiros reais Wartski.

Fonte: https://fatocuriosos.club/lar-luxuoso-e-jardim-exotico-do-imperador-caligula-descoberto-em-roma/

Texto original de : Jan Bartek

Fotos da Net




Sem comentários:

Enviar um comentário