sábado, 7 de outubro de 2023

Galinha Pintada

Nome científico: Numida meleagris.

Ordem: Galliformes.

Família: Numididae.

Pelo nome, poderíamos pensar que seria um bom tema para um desenho sobre a Páscoa, mas as galinhas pintadas não são nada parecidas com as que conhecemos melhor - de capoeira – e qua põem os ovos que os meninos pintam nesta quadra festiva. As galinhas pintadas vivem na África Subsariana e adaptam-se a uma grande diversidade de habitats. Não gostam nada dos desertos e das florestas densas e preferem as orlas das florestas, as savanas, as estepes semiáridas e os campos de cultivo, o que interessa é que seja um lugar onde exista alguma água.

Têm uma plumagem negra, com pintinhas brancas e a cabeça, que não tem penas, tem a pele azul ou branca, tal como o pescoço, e uma saliência córnea. As galinhas pintadas procuram alimento raspando a terra com as patas e vivem em bandos, que são maiores ou mais pequenos consoante o tipo de habitat onde se encontram. Alimentam-se sobretudo de matéria vegetal (bolbos, raízes, bagas, flores), mas também de invertebrados (gafanhotos, térmitas, caracóis e vermes) e de sementes de plantas de cultivo.

A época de nidificação (ou seja, de reprodução) inicia-se durante ou logo a seguir á época das chuvas (que coincide com a maior abundância de alimento) e um macho só acasala com uma fêmea (e vice-versa), mas a ligação entre eles não se mantém fora da época de nidificação.

Para conquistar a fêmea, o macho oferece-lhe alimento. O ninho é um pequeno buraco no solo, delimitado por ervas e penas, e normalmente localizado no meio de vegetação densa. A fêmea põe seis a 12 ovos, que são incubados apenas por ela durante 24 a 28 dias, mas nesse período o macho não abandona a proximidade do ninho. Depois de nascerem, as crias abandonam logo o ninho e alimentam-se sozinhas, mas seguem os «pais» até serem independentes.

Com apenas um mês de vida, as galinhas-pintadas já conseguem voar. 

Fonte: Revista Terra do Nunca

Texto/autor: Jardim zoológico de Lisboa

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário