sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Anita Garibaldi

A brasileira que conquistou a Itália

(Foto, Anita Garibaldi)

Muito mais que só a esposa de Giuseppe Garibaldi: uma das mulheres mais fortes do Brasil, Anita é tida como heroína nos dois países. Conheça um pouco da sua história.

O Brasil é um país de mulheres fortes, de guerreiras e guerrilheiras, de muitas heroínas que dedicaram a vida à ideais de liberdade e democracia. E isso não é de hoje, não! E uma das mais fortes mulheres brasileiras foi Anita Garibaldi, a “Heroína dos Dois Mundos”, assim chamada por ter batalhado no Brasil e na Itália em conjunto com seu marido, o revolucionário Giuseppe Garibaldi.

No Brasil, Anita tomou parte da Guerra dos Farrapos, da Batalha dos Curitibanos e na Itália participou da Batalha de Gianicolo. Em todos esses eventos teve papel de liderança e destaque. Ainda esteve com Giuseppe no Uruguai, nos enfrentamentos contra a Argentina.

As origens da “Heroína dos Dois Mundos”

(Foto, Anita Garibaldi)

Nascida em 1821 em Laguna, Santa Catarina, Anita era filha de um comerciante português vindo dos Açores. Apesar de duros, os pais sempre demonstraram carinho aos filhos e, apaixonado pelo mar, o pai, Bento Ribeiro da Silva, transferiu à jovem Anita de Jesus Ribeiro o amor pelas águas e pela liberdade, conseguida, segundo ele, apenas no rumo livre de um barco singrando o oceano.

Da mãe, Maria Antônia de Jesus, Anita teria herdado a disposição de luta e o espírito forte, características que eram tidas como ultrajantes para uma mulher na época, mas fizeram com que a jovem sempre se destacasse, impondo sua liderança.

Bento Ribeiro não teve a oportunidade de ver a transformação da jovem Anita que lutaria pela liberdade, morreu muito cedo o que forçou a garota a se casar aos 14 anos com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar.

Para o alívio de Anita, o casamento duraria apenas três anos. Manuel se alistaria no exército imperial e a jovem retornaria para a residência de sua mãe. Ainda praticamente uma criança, Anita não estava contente com o casamento e a obrigação de viver como esposa de um homem que não amava.

Garibaldi, o herói lendário e Anita, uma das mulheres mais fortes que o Brasil gerou

(Foto, Giuseppe Garibaldi)

Em 1839, Anita conheceu Giuseppe Garibaldi, um oficial italiano que já estava vivendo no Brasil desde 1835. Garibaldi tinha lutado pela unificação da Itália e a revolta que comandou havia sido derrotada. Como punição o militar foi condenado à morte e teve que empreender uma vida de exílio; rumou primeiro para a França e depois para o Brasil, onde estabeleceu-se primeiro no Rio de Janeiro até deslocar-se para Santa Catarina, terra que abrigava muitos dos seus conterrâneos italianos, entre os quais, muitos exilados que tinham batalhado ao seu lado.

Giuseppe chegou ao Brasil num período turbulento para o sul do país, com a deflagração da Revolução Farroupilha. Com ímpeto para lutar e colocando-se ao lado dos republicanos, o italiano recebeu homens, armas e um veleiro de Bento Gonçalves, usados para tomar a cidade de Laguna. Á época, Anita já estava ao lado do seu futuro companheiro de vida.

Grávida e desesperada em busca de Giuseppe Garibaldi

(Foto, Batalha dos Curitibanos.)

Na Batalha dos Curitibanos, Anita é capturada. A heroína estava grávida e foi avisada de que Giuseppe havia morrido. Desesperada, Anita consegue fazer uma fuga impressionante e foge a cavalo, percorrendo toda a região e escapando da perseguição dos seus inimigos até conseguir localizar Garibaldi vivo e protegido na cidade de Vacaria.

(Foto, Monumento a Gieseppe e Anita, localizado na Praça Garibaldi, no bairro Menino Deus. As estátuas de Giuseppe e Anita Garibaldi são um conjunto escultórico em mármore de Carrara, realizado por Fidelfo Simi, artista italiano de Florença. Em 1913, o monumento foi oferecido a Porto Alegre pela colónia italiana aqui residente, em homenagem ao casal de combatentes da Guerra dos Farrapos. Giuseppe Garibaldi (1807/1882) nasceu em Itália e foi um grande guerreiro. Ele participou em algumas batalhas em muitos lugares na América e na Europa, e por isso recebeu o apelido de Herói dos dois mundos. No Brasil, Garibaldi participou na Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e da proclamação da República Juliana, em Santa Catarina. Durante os combates, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821/1849), que se tornou sua companheira e passou a ser chamada de Anita Garibaldi.)

Domênico Mennoti, o filho do casal, nasceria em 16 de setembro de 1840. Anita e Garibaldi rumaram para o Uruguai onde se casaram em 1842 em Montevidéu. Sem conseguir parar de lutar, Garibaldi chefiaria a frota uruguaia contra os argentinos em um embate entre os dois países. Com Garibaldi e Anita o mundo aprenderia que a liberdade não tem pátria que não o coração livre dos homens.

(Foto, Seu corpo foi transladado sete vezes, e atualmente está localizado em Itália. Anita lutou a sua vida toda em prol da liberdade e união, as suas características principais envolveram dedicação, coragem, persistência e amor à pátria, uma guerreia no sentido figurado e literal. Em sua homenagem, a Itália construiu um monumento representando a sua fuga a cavalo; Santa Catarina nomeou dois dos seus municípios em sua honra, além de que o nome Anita Garibaldi está no Livro dos Heróis da Pátria.)

Em 1847, Giuseppe Garibaldi mandou a esposa e os três filhos para Nice, na Itália. O oficial italiano estava retornando para sua terra natal para comandar novamente o processo de unificação do seu país. Anita tomaria parte na Batalha de Gianicolo e em outros embates com Garibaldi. Em 1849, Garibaldi e Anita seguiram para Roma, e foram perseguidos; durante a fuga, vestida de soldado e grávida de cinco meses, Anita Garibaldi adoece em Orvieto, falecendo por conta da febre tifoide e não resiste.

Anita Garibaldi faleceu em Mandriole, Itália, no dia 04 de agosto de 1849. Em Roma, na colina de Gianicolo, foi instalado um monumento equestre em sua homenagem, onde foram enterrados seus restos mortais. Ela é tida como uma verdadeira heroína pelo povo italiana.

(Foto, Em Guaíba, monumento de Anita Garibaldi, em homenagem ao Bicentenário de nascimento de uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil.)

 

Fonte: http://comgloss.com.br/anita-garibaldi-mulheres-fortes/

Texto: Isa Lopes /atualizado a 30 de janeiro 2021

Fotos da Net

Sem comentários:

Enviar um comentário