quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Peixe Dragão-Marinho

Nome Comum: Dragão-Marinho

Nome Científico: Phycodurus eques

Habitat Natural: Mares do sul e Oeste da Austrália

Estatuto de conservação:  quase ameaçado, segundo a lista vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza.

Como ajudar? Não comprar objectos decorativos feitos de animais marinhos.

Dos mares do sul da Austrália, um espantoso dragão. Apesar do seu nome ser inspirado num monstro marinho de uma lenda irlandesa, nada neste dragão é monstruoso ou assustador. Aliás se olharmos com atenção este peixe parece uma obra de arte, esculpida com dedicação por um artista com muita criatividade.

O dragão marinho é primo do cavalo-marinho e o que o torna tão especial são os numerosos apêndices, que se assemelham a pequenas folhas, que tem por todo o corpo. A sua camuflagem é uma das mais extraordinárias da natureza.

Anda no meio das algas, vai balançando com a corrente e não é visto nem por predadores nem por presas. Com o seu focinho comprido que parece uma palhinha, alimenta-se de camarões muito pequenos que nadam livremente.

O que mais surpreende é o modo como se reproduz. A mãe Dragão-Marinho deposita cerca de 250 ovos na parte de baixo da cauda do pai Dragão-Marinho. Cinco semanas depois, é o pai que dá á luz os bebés.

Depois de nascerem os Dragões-Marinhos miniatura não precisam da ajuda dos pais e começam a alimentar-se sozinhos.

Num só ano, podem crescer até aos vinte centímetros. Contudo só se podem reproduzir com dois anos e nessa altura já têm 35 centímetros. Esta espécie é rara e muito frágil. A poluição, a destruição dos sítios onde vive e a pesca acidental são as principais ameaças á sobrevivência deste peixe.

 

Fonte: Oceanário de Lisboa

Texto: Carlos Coelho

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário