segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Leite

Fonte de vida

È um produto imprescindível na alimentação dos mais pequenos e também muito importante para os adultos, principalmente para mulheres grávidas ou que atravessem a fase da menopausa, durante a qual se correm graves riscos de osteoporose.

O leite é um nutriente que não só e importante para o crescimento de ossos fortes, como também para prevenir a perda de massa óssea em idades avançadas. Para além disso, a ingestão de leite é eficaz na atenuação de dores menstruais, redução do colesterol e da acidez gástrica e regulação da pressão arterial.

Ao contrário das restantes fontes de proteína, não aumenta o acido úrico. Virtudes não faltam. Inclua-o na dieta!

Uma das melhores fontes de cálcio!

Entre os alimentos naturais, o leite é o que possui uma maior concentração deste mineral, que é essencial para a formação dos ossos até aos 25/30 anos. Após esta idade, o cálcio ajuda a prevenir o seu desgaste.

Proteínas de alta qualidade

Vários estudos indicam que as proteínas do leite são completas, isto é, contêm todos os aminoácidos (extraídos das proteínas), inclusive os essenciais (aqueles que o organismo não consegue sintetizar), bem como os não essenciais.

Restantes benefícios…

Vitamina A

O leite integral e os enriquecidos com vitamina A são duas boas fontes deste nutriente, essencial para o organismo. A vitamina A ajuda no crescimento das crianças, promove a boa visão, protege das infecções, e contribui para a saúde dos ossos.

Vitamina B1 e B2

Estas duas vitaminas estão presentes nesta bebida em doses consideráveis. A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é imprescindível para a produção de energia, a partir dos açucares, e para a transmissão dos impulsos nervosos.

Fonte: Revista Maria

Texto/Autor: Dr. Custódio César, nutricionista

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário