segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Romã

Nome científico: Punica granatum

Classificação superior: Punica

Classe: Magnoliopsida

Espécie: P. granatum

Família: Lythraceae

Filo: Magnoliophyta

Ordem: Myrtales

Oriunda da Ásia Central, a romã cedo se espalhou por toda a bacia mediterrânica, chegando á Península Ibérica, de onde partiu para outros continentes, sendo também muito popular no Brasil. A Espanha é o maior produtor Mundial. Por cá é muito vulgar no Sul, principalmente no Alentejo e no Algarve: árvores de pequeno porte, com aqueles frutos belíssimos que, quando maduros, têm tonalidades entre o amarelo, o castanho e o vermelho e chegam a dobrar os ramos com o seu peso.

Mas, infelizmente, o destino de muitos milhares de romãs é caírem ao chão e ali apodrecerem ou serem debicadas por aves diversas, bem mais espertas do que nós. falta de meios de distribuição e preços muito baixos pagos aos produtores, associados á já vulgarizada falta de mão-de-obra, fazem com que este fruto nobre, a exemplo de muitos outros que temos de enorme qualidade – a laranja é o caso mais flagrante! – apareça cada vez menos nas bancas dos mercados e frutarias. Ou melhor, os que por lá aparecem com regularidade são… espanhóis, pois claro!

Na antiguidade foram-lhe atribuídos poderes afrodisíacos, foi sinal religioso dos judeus e apreciada por Fenícios, gregos, romanos e ainda hoje há países onde se come tradicionalmente no Dia de Reis, simbolizando prosperidade.

É um fruto com muito baixo calor calórico, bastante diurético, que se pode comer sem restrições e tem enorme riqueza em Vitaminas A e E, em potássio e ácido fólico, sendo um poderoso antioxidante, óptimo para combater doenças coronárias, ou auxiliar a sua prevenção. Ingerida sólida ou em sumo, é deliciosa e refrescante e pode fazer parte de algumas receitas quer de peixe quer de carne. Pelo menos durante o Natal, compre romãs portuguesas e delicie-se.

Saúde – Com baixo teor calórico, rica em vitamina A e E, a romã é um poderoso antioxidante indicado para a prevenção de doenças coronárias.

Amor – Na Antiguidade eram atribuídos à romã poderes afrodisíacos e era considerada um símbolo de fecundidade.

Dinheiro – Em vários países há a tradição de comer romãs no Dia de Reis, para atrair prosperidade e abundância.

Fonte: Revista Notícias Magazine

Texto/Autor: José Silva

Fotos da net

Sem comentários:

Enviar um comentário