terça-feira, 10 de julho de 2007

Mary Edmonia Lewis

Mary Edmonia Lewis nasceu a 4 de julho de 1844 e faleceu a 17 de Setembro de 1907, foi uma escultora americana que trabalhou durante a maior parte de sua carreira em Roma, Itália. Ela foi a primeira mulher afro-americana de nativos americanos a alcançar a fama internacional e reconhecimento como uma escultora no mundo das belas artes. O seu trabalho é conhecido por incorporar na escultura, temas relacionados com negros e indianos americanos em estilo neoclássico. Ela surgiu durante os dias cheios de crises da Guerra Civil e, no final do século XIX, era a única mulher negra que tinha participado e foi reconhecida em qualquer grau pelo mainstream artístico americano. Em 2002, o estudioso Molefi Kete Asante listou Edmonia Lewis em sua lista de 100 maiores afro-americanos.

Início da vida

A data de nascimento de Edmonia Lewis foi registado como o 4 de Julho de 1844. Foi registada em Greenbush, Nova Iorque, que é agora a cidade de Rensselaer. O seu pai era afro-haitiano, enquanto sua mãe era de Mississauga Ojibwe e de ascendência afro- americana. A mãe de Lewis era conhecida como uma excelente tecelã e artesã, enquanto o seu pai era servo de um cavalheiro. O seu background familiar inspirou Lewis no seu trabalho posterior.

Quando Lewis chegou aos nove anos, os pais morreram. O seu pai morreu em 1847. As suas duas tias maternas adoptaram Lewis e seu meio-irmão mais velho Samuel. Samuel nasceu em 1835 do pai de Lewis e sua primeira esposa no Haiti; Essa família veio para os Estados Unidos quando Samuel era uma criança ainda pequena. Samuel tornou-se um barbeiro aos 12 anos quando o seu pai morreu. As crianças permaneceram com suas tias perto de Niagara Falls por aproximadamente quatro anos. Lewis e suas tias venderam cestas de Ojibwe e outras lembranças, como mocassins e blusas, aos turistas que visitam as Cataratas do Niágara, Toronto e Búfalo. Durante este tempo, Lewis passou por seu nome de nativo americano, Wildfire, enquanto seu irmão era chamado Sunshine. Em 1852 Samuel saiu para San Francisco, Califórnia, deixando Lewis ao cuidado de um capitão SR Mills, embora Samuel continuasse a fornecer o dinheiro para seu conselho e instrução. Mais tarde, em 1856, Lewis  matriculou-se em New York Central College, McGrawville , uma escola abolicionista Batista. Durante o período do verão lá em 1858, Lewis fez exame de classes no departamento preliminar a fim preparar-se para cursos que mais tarde tomaria em programas colegiais. Numa entrevista posterior, Lewis afirmou depois de três anos na escola, que saiu porque foi declarada "selvagem".

Educação

Em 1859, quando Lewis tinha 15 anos, o seu irmão Samuel e os abolicionistas mandaram-na para Oberlin College, onde ela mudou seu nome para Mary Edmonia Lewis. Naquele tempo, o Oberlin College foi uma das primeiras instituições de ensino superior nos Estados Unidos a admitir mulheres e pessoas de diferentes etnias. A decisão de Lewis para assistir a Oberlin era uma mudança que significativamente mudaria a sua vida, porque foi onde começou os seus estudos de arte. Lewis embarcou com o Reverendo John Keep e sua esposa em 1859 até que ela deixou o colégio em 1863. O Reverendo Keep era branco e um membro do conselho de curadores, mas também era um abolicionista ávido e porta-voz para a coeducação. Durante o ano escolar de 1859-60, Lewis matriculou-se no Departamento Preparatório de Jovens Senhoras, que foi projectado "para dar a instalações de Young Ladies para a disciplina mental completa, e o treinamento especial, qualificá-los para o ensino e outros deveres de Sua esfera ".

Durante o inverno de 1862, vários meses após o início da Guerra Civil, Edmonia Lewis estava a frequentar o Oberlin College quando ocorreu um incidente entre ela e dois colegas de classe, Maria Miles e Christina Ennes. As três mulheres, que embarcaram na casa do fiduciário John Keep de Oberlin, planejaram ir andar de trenó com alguns rapazes mais tarde naquele dia. Antes do trenó, Lewis serviu a seus amigos um copo de vinho temperado. Pouco depois, Miles e Ennes ficaram gravemente doentes. Os médicos os examinaram e concluíram que as duas mulheres tinham algum tipo de veneno em seu sistema, aparentemente cantharides , um afrodisíaco de renome. Por um tempo, não era certo que eles iriam sobreviver. Dias depois, ficou claro que as duas mulheres iriam se recuperar do incidente e, por causa de sua recuperação, as autoridades inicialmente não tomaram nenhuma providência.

Notícias do incidente controverso rapidamente, espalhou-se por todo Ohio. Os habitantes de Oberlin não tinham as mesmas visões progressistas do colégio. Antes do seu julgamento de seis dias de duração, anti-abolicionistas vigilantes agrediram fisicamente Lewis. Enquanto ela caminhava para casa sozinha uma noite, ela foi arrastada para um campo aberto por assaltantes desconhecidos e bateram-lhe. Os responsáveis ​​por seus ferimentos nunca foram encontrados. Devido ao ataque, as autoridades locais prenderam Lewis, acusando-a de envenenar seus amigos. O colégio defendeu-a  durante todo o julgamento. John Mercer Langston , ex-aluno da Oberlin College, e único advogado afro-americano praticante em Oberlin, representou Lewis durante o seu julgamento. Embora a maioria das testemunhas tenha falado contra ela e ela não testemunhou, o júri absolveu-a das acusações. 

O resto do tempo de Lewis em Oberlin foi marcado por isolamento e preconceito. Além disso, cerca de um ano após o julgamento, Lewis foi acusada de roubar materiais de artistas da faculdade. Ela foi absolvida devido à falta de provas, mas não totalmente esclarecida. Ela foi proibida de se inscrever para seu último mandato pela directora do Curso para Jovens, Marianne Dascomb, o que impediu Lewis de se formar.

Boston

(Minnehaha , mármore, 1868, coleção do museu de Newark)

Após a faculdade, Lewis mudou-se para Boston no início de 1864, onde começou a perseguir a sua carreira como  escultora. O Keeps escreveu uma carta de apresentação em nome de Lewis para William Lloyd Garrison, em Boston, e ele foi capaz de apresentá-la aos escultores já estabelecidos na área, bem como escritores que publicaram Lewis na imprensa abolicionista. Encontrar um instrutor, no entanto, não foi fácil para Lewis. Três escultores masculinos recusaram-se a instruí-la antes de ser apresentada ao escultor moderadamente bem sucedido Edward A. Brackett (1818-1908), que se especializou em bustos de mármore. Os seus clientes eram alguns dos abolicionistas mais importantes do dia, incluindo Henry Wadsworth Longfellow , William Lloyd Garrison, Charles Sumner e John Brown . Para instruí-la, ele emprestou os seus fragmentos de esculturas para copiar em barro, que ele então criticou.  Sob sua tutela, ela criou suas próprias ferramentas de escultura e vendeu sua primeira peça, uma escultura de uma mão de mulher, por US $ 8. A sua relação não terminou amigavelmente como foi mencionado por Anne Whitney , colega escultora e amigo de Lewis, em uma carta que escreveu a sua irmã em 1864. A razão para a divisão, no entanto, nunca foi mencionado. Lewis abriu o seu estúdio ao público e a sua primeira exposição de solo em 1864.

Lewis inspirou-se nas vidas de abolitionists e de heróis da guerra civil. Os seus assuntos em 1863 e em 1864 incluíram alguns dos abolitionists os mais famosos de seu dia: John Brown e o coronel Robert Gould Shaw . Quando ela conheceu o Coronel da União Robert Gould Shaw, o comandante de um regimento da Guerra Civil Africano- Americano de Massachusetts, ela foi inspirada a criar um busto à sua semelhança, o que impressionou a família Shaw, que comprou sua homenagem. Lewis então fez reproduções de gesso do busto; Ela vendeu a cem dólares a 15 dólares cada.  Anna Quincy Waterston, uma poetisa, então escreveu um poema sobre Lewis e Shaw.

De 1864 a 1871, Lewis foi escrita, e  entrevistada por Lydia Maria Child , Elizabeth Peabody , Anna Quincy Waterston e Laura Curtis Bullard . Eram mulheres importantes em Boston e nos círculos abolicionistas de Nova Iorque. Devido a essas mulheres, artigos sobre Lewis apareceram em revistas abolicionistas importantes, incluindo Broken Fetter , o Christian Register e o Independent , bem como muitos outros.  Lewis era perspicaz na sua recepção em Boston. Ela não se opunha à cobertura que recebeu na imprensa abolicionista, e ela não era conhecida a negar a ajuda monetária, mas ela não podia tolerar o elogio falso. Sabia que alguns não apreciavam realmente a sua arte, mas viam-na como uma oportunidade de expressar e mostrar o seu apoio aos direitos humanos.

Os trabalhos adiantados que provaram altamente populares incluem retractos do medalhão dos abolitionists John Brown e guarnição de William Lloyd. Lewis também se inspirou em Henry Wadsworth Longfellow e o seu trabalho, particularmente em seu poema épico The Song of Hiawatha . Ela fez vários bustos dos seus personagens principais, que ele tirou da lenda Ojibwe.

Roma

(Em Roma, Edmonia Lewis adotou o estilo neoclássico da escultura, como pode ser visto no Busto do Dr. Dio Lewis (1868)).

O sucesso e a popularidade dessas obras em Boston permitiram que Lewis suportasse o custo de uma viagem a Roma em 1866. No seu passaporte de 1865 está escrito: "M. Edmonia Lewis é uma menina negra enviada por assinatura para a Itália, tendo exibido grandes Talentos como escultora ". O escultor estabelecido Hiram Powers deu-lhe espaço para trabalhar no seu estúdio. Ela entrou num círculo de artistas expatriados e estabeleceu seu próprio espaço dentro do antigo estúdio do século 18 do escultor italiano Antonio Canova . Ela recebeu apoio profissional de Charlotte Cushman , uma actriz de Boston e uma figura fundamental para escultores expatriados em Roma, e Maria Weston Chapman , uma trabalhadora dedicada para a causa anti-escravidão.

Quando em Roma Edmonia Lewis adoptou o estilo neoclássico da escultura, como visto neste busto nu intitulado "busto do Dr. Dio Lewis" (1868).  O museu de arte de Walters.

Roma foi onde Lewis passou a maior parte de sua carreira adulta. A identificação racial / cor menos rigorosa da Itália permitiu uma maior oportunidade aos artistas de cor. Ela começou a esculpir em mármore, trabalhando de maneira neoclássica, mas focalizando o naturalismo em temas e imagens relacionados com negros e índios americanos. Os arredores do mundo clássico inspiraram-na e influenciaram o seu trabalho, em que recriou o estilo clássico da arte. Por exemplo, ela apresentou pessoas nas suas esculturas como drapejada em vestes em vez de em roupas contemporâneas.

Lewis era única no modo como se aproximava a esculpir no exterior. Ela insistiu em ampliar seus modelos de barro e cera em mármore, ao invés de contratar escultores nativos italianos para fazer isso por ela, o que era a prática comum. Escultores masculinos eram bastante cépticos do talento das escultoras, e muitas vezes acusavam-nas de não fazer seu próprio trabalho. Harriet Hosmer, um companheiro escultor e expatriado, também fez isso. Lewis também era conhecida por fazer esculturas antes de receber comissões para eles, ou enviou obras não solicitadas para os clientes de Boston solicitando que eles levantar fundos para os materiais e transporte.

O seu trabalho era vendido por grandes somas de dinheiro. Em 1873 um artigo no New Orleans Picayune afirmou: "Edmonia Lewis tinha arrecadado duas comissões de 50.000 dólares." Sua nova popularidade tornou o seu estúdio um destino turístico. Lewis teve muitas exposições importantes durante a sua ascensão à fama, incluindo um em Chicago, em Illinois , em 1870, e em Roma em 1871.

Carreira posterior

A Morte de Cleópatra ,

(A Morte de Cleópatra, detalhe, mármore, 1867, colecção do Smithsonian American Art Museum.)

Um grande golpe na sua carreira foi participar da Exposição do Centenário de 1876 ​​na Filadélfia. Para isso, ela criou uma monumental escultura de mármore de 3,015 libras, A Morte de Cleópatra, que retractou a rainha em meio à morte. Da peça, JS Ingraham escreveu que Cleópatra era "a mais notável peça de escultura na seção americana" da Exposição. Grande parte do público foi chocado com o retracto franco de Lewis de morte, mas a estátua atraiu milhares de telespectadores. Cleópatra foi considerada uma mulher de beleza sensual e poder demoníaco. A sua auto-aniquilação tem sido retratada numerosa em arte, bem como na literatura e no cinema. Em Death of Cleopatra , Edmonia Lewis acrescentou um talento inovador ao retratar a rainha egípcia de uma maneira desgrenhada, desleixada, uma saída da abordagem vitoriana de representar a morte. Apesar dos seus contemporâneos brancos também esculpir Cleópatra e outros assuntos comparáveis ​​(como Zenobia de Harriet Hosmer), Lewis era mais propenso a escrutínio sobre a premissa de raça e de género devido ao fato de que ela, como Cleópatra, era do sexo feminino:

"As associações entre Cleópatra e uma África negra eram tão profundas que... qualquer representação da antiga rainha egípcia teve que lidar com a questão da sua raça e a expectativa potencial de sua escuridão. A rainha branca de Lewis ganhou a aura de precisão histórica através de primárias sem sacrificar seus vínculos simbólicos com o abolicionismo, a África negra ou a diáspora negra, mas o que se recusava a facilitar era a objetificação racial do corpo da artista, e Lewis não podia tornar-se tão facilmente sujeita da sua própria representação se seu sujeito fosse corpo realmente branco. "

Depois de ter sido colocada em armazenamento, a estátua foi transferidaem 1878 para a Chicago Interestadual Exposição, onde permaneceu invicto. A escultura foi adquirida por um jogador com o nome de "Blind John" Condon que comprou de um salão na rua Clark para marcar a sepultura de um cavalo de corrida chamado "Cleopatra". A sepultura estava na frente da arquibancada de sua trilha de raça de Harlem no subúrbio de Chicago do parque da floresta , onde a escultura permaneceu até que foi movido para um pátio de armazenamento da construção em Cicero . Enquanto no pátio de armazenamento. A Morte de Cleópatra sofreu danos extensivos nas mãos de escuteiros bem intencionados que pintaram e causaram outros danos à escultura. Dr. James Orland, um dentista em Forest Park, e membro da Forest Park Historical Society adquiriu a escultura e realizada em armazenamento privado no Forest Park Mall.

Mais tarde, Marilyn Richardson, um curador independente e estudioso da arte afro-americana que estava a trabalhar numa biografia de Lewis, foi à procura de A Morte de Cleópatra . Richardson foi encaminhada para a Forest Park Historical Society e Dr. Orland pelo Metropolitan Museum of Art que anteriormente tinha sido contactado pela sociedade histórica sobre a escultura. Richardson, depois de confirmar a localização da escultura, contactou a bibliógrafa afro-americana Dorothy Porter Wesley e os dois ganharam a atenção do NMAA George Gurney. De acordo com Gurney, curador emérito no Smithsonian American Art Museum , a escultura estava numa pista de corrida em Forest Park, Illinois, durante a Segunda Guerra Mundial . Finalmente, a escultura veio sob a alçada da sociedade histórica do parque de floresta, que doou-a ao Museu de arte americano de Smithsonian em 1994, a base Chicago Andrezej Dajnowski conjuntamente com o Smithsonian restaurou-lhe o seu estado quase-original após reparar o nariz , Sandálias, mãos, queixo, e extensa "sugaring" (desintegração), a um custo de cerca de US $ 30.000.

Um testamento ao renown de Lewis como uma artista veio em 1877, quando o presidente anterior Ulysses S. Grant dos EU comissão lhe fazer seu retrato. Ele se sentou para ela como modelo e ficou satisfeito com sua peça acabada.  Ela também contribuiu com um busto de Charles Sumner em  1895 para a  Atlanta Exposition .

No final da década de 1880, o neoclassicismo declinou em popularidade, assim como a popularidade da arte de Lewis. Continuou a esculpir em mármore, criando cada vez mais retábulos e outras obras para patronos católicos romanos. No mundo da arte, ela se tornou-se eclipsada pela história e pela fama perdida. Em 1901 ela tinha-se mudado para Londres. Os eventos de seus últimos anos não são conhecidos.

Raça e recepção 

Como artista de cor, Edmonia Lewis teve que ser hiper-consciente das suas escolhas estilísticas, porque a sua audiência em grande parte branca, muitas vezes gravemente mal interpretado o  seu trabalho como auto-retrato. Para evitar isso, as suas figuras femininas normalmente possuem características europeias. Lewis teve de equilibrar a sua própria identidade pessoal com a sua identidade artística, social e nacional, uma actividade cansativa que afectou sua arte.  Ela tinha que atender às expectativas do mundo da arte ao mesmo tempo em que evitava ser cercada por pombos nas categorias inescapáveis De ser apenas um "artista de cor" ou uma "senhora escultora".

"É difícil exagerar a incongruência visual do corpo feminino negro-nativo, muito menos essa identidade num escultor, dentro da colónia romana. Como o primeiro escultor nativo negro de ambos os sexos para obter reconhecimento internacional dentro de uma tradição escultórica ocidental, Lewis era uma anomalia simbólica e social dentro de uma comunidade burguesa e aristocrática predominantemente branca ".

Família

Lewis nunca se casou e não teve filhos conhecidos. O seu meio-irmão Samuel tornou-se um barbeiro em San Francisco, eventualmente mudando-se  para campos de mineração em Idaho e Montana . Em 1868, ele instalou-se na cidade de Bozeman, Montana , onde montou uma barbearia na Main Street. Ele prosperou, acabou investindo em imóveis comerciais e, posteriormente, construiu a sua própria casa, que ainda está em 308 South Bozeman Avenue. Em 1999, a Casa Samuel Lewis foi colocada no Registro Nacional de Lugares Históricos. Em 1884, casou-se com a Sra. Melissa Railey Bruce, uma viúva com seis filhos. O casal teve um filho, Samuel E. Lewis (1886-1914), que se casou, mas morreu sem filhos. O Lewis mais velho morreu após "uma doença curta" em 1896 e é enterrado no cemitério de Sunset Hills em Bozeman.

Morte

(Sepultura de Edmonia Lewis)

Durante anos, o ano da morte de Edmonia Lewis foi especulado para ser 1911 em Roma. Uma visão alternativa sustentava que ela morreu no condado de Marin, Califórnia, e foi enterrada  numa sepultura não marcada em San Francisco. Estudos recentes descobriram que ela morava na área de Hammersmith em Londres, Inglaterra, antes de sua morte em 17 de setembro de 1907, na Enfermaria Hammersmith Borough. De acordo com sua certidão de óbito, a causa de sua morte foi a doença crónica de Bright. De acordo com os registros paroquiais ela é enterrada em St. Mary's Roman Catholic Cemetery , em Londres.

Trabalho

Descrições das obras mais populares

(Hiawatha , mármore, 1868, museu de Newark)

 

(Para Sempre Livre , 1867)

Esta escultura de mármore branco representa um homem que está parado, olhando acima, e levantando seu braço esquerdo no ar. Envolvido em torno de seu pulso esquerdo é uma corrente; Entretanto, esta corrente não o está restringindo. À sua direita está uma mulher ajoelhada com as mãos em posição de oração. A mão direita do homem é gentilmente colocada em seu ombro direito. Forever Free representa a emancipação dos escravos afro-americanos após a Guerra Civil, uma celebração da libertação negra, salvação e redenção. Lewis tentou quebrar estereótipos de mulheres afro-americanas com esta escultura. Por exemplo, ela retractou a mulher como completamente vestida enquanto o homem estava parcialmente vestido. Isso atraiu a atenção para longe da noção de mulheres afro-americanas sendo figuras sexuais. Esta escultura também simboliza o fim da Guerra Civil. Enquanto os afro-americanos estavam legalmente livres, eles continuaram a ser contidos, mostrado pelo fato de que o casal tinha correntes enroladas em torno de seus corpos. A representação da raça e do género tem sido criticada pelos estudiosos modernos, particularmente as características eurocêntricas da figura feminina. Esta peça é realizada pela Howard University Galeria de Arte em Washington, DC

 

(Hagar , 1868)

Inspirado por um personagem do Antigo Testamento, este foi feito de mármore branco. Mostra Agar com suas mãos em oração e olhando fixamente um pouco para cima, mas não em frente. Agar era a serva ou escrava da mulher de Abraão, Sara. Sendo incapaz de conceber uma criança, Sara deu Agar a Abraão para que ele pudesse ter um filho por ela. Agar deu à luz o filho primogénito de Abraão, Ismael . Depois que Sara deu à luz seu próprio filho Isaque, ela se ressentiu com Agar e fez Abraão "lançar Agar no deserto". Lewis usa Hagar para simbolizar a mãe africana nos Estados Unidos. Ela representava o abuso de mulheres africanas. Lewis tinha uma tendência para esculpir mulheres historicamente fortes, como demonstrado não apenas em Hagar, mas também na peça de Cleópatra de Lewis. Lewis também descreveu mulheres normais em grandes situações, enfatizando sua força.

 (Seta-Fabricante velho e sua filha, 1866)

Esta escultura foi inspirada pela herança do nativo americano de Lewis. Um fabricante de seta e sua filha sentam-se em uma base redonda. Eles estão vestidos com roupas tradicionais nativas americanas e a figura masculina tem características faciais nativas americanas reconhecíveis. Lewis escolheu "branquear" as características faciais de suas figuras fêmeas, removendo todas as características faciais associadas às raças "coloridas".  Lewis empurrou os limites com a precisão das suas esculturas. Ela queria ser o mais realista possível.

Fotos da net


quarta-feira, 27 de junho de 2007

MADONNA

(foto da net)

Cabala
Originalmente, uma organização baseada nas leis orais e no misticismo judaico sobre a natureza de Deus, a criação do Universo, a origem e o destino da alma e o papel dos seres humanos. Consiste em práticas devotas, místicas e mágicas que só são ensinadas a um grupo restrito de pessoas , por isso, a Cabala é vista como uma ramificação esotérica do Judaísmo. Nos últimos anos sofreu uma renovação, incorporando vários elementos do espiritualismo da nova era, o que atraiu muitas celebridades e desagradou à maioria dos judeus.
Madonna aconselhou o Governo Britânico a usar um fluído místico da Cabala na limpeza de desperdício radioactivo. A cantora, juntamente com o marido, Guy Ritchie, abordou o primeiro-ministro, o Departamento do Comércio e Indústria e os Combustíveis Nucleares Britânicos com esta ideia inovadora. Madonna acredita que a « água da Cabala pode ter poderes curativos mágicos através da meditação e da consciência da partilha».
AMORES PROÍBIDOS é este o título da canção de Madonna (na foto durante um concerto em Itália). A cantora é uma das seguidores da Cabala.

Revista ÙNICA 16 de Setembro de 2006
Jornal Expresso

Nicole kidman



Nicole Kidman

Condóminos travam anúncio de Nicole Kidman

Numa curta estadia em Roma, onde se encontrava a fazer um anúncio para a « Sky Itália TV», a actriz Nicole Kidman viu-se confrontada com uma situação pitoresca. Os moradores do edifício histórico situado no nº 41 da Via Vespucci, onde decorriam as filmagens, impediram a equipa de Kidman de continuar a trabalhar, por quererem ser recompensados pelo desassossego provocado no condomínio. Os moradores exigiam 25 mil euros, bem mais do que tinha sido proposto inicialmente (6.000 ). E, enquanto Kidman aguardava calmamente o desfecho da situação no interior de uma carrinha de filmagens estacionada na rua, conseguiram o que queriam. E o anúncio lá acabou por se fazer…

Revista Única , 16 de Setembro de 2006

quinta-feira, 31 de maio de 2007

O Comboio mais alto do mundo

Recorde do Tibete para a China Ocidental

Em Julho de 2006 os chineses começaram a testar o comboio que liga a capital do Tibete, Lhasa, a Golud, na província de Qinghai, numa distância de 1100 quilómetros, metade dos quais cobertos de gelo. No seu ponto mais elevado, a linha ficará a 5 mil metros de altitide, mais 250 metros do que a que liga Lima a Huancayo, no Peru, e que detinha, até agora, o recorde de altitude.

O governo chinês anunciou que esta obra se destina a quebrar o isolamento das suas províncias ocidentais e também a desenvolver o Tibete. Mas os tibetanos, desconfiados, receiam que a nova ligação se destine, antes a levar-lhes os minerais e mesmo a transportar para ali soldados chineses, sempre que haja protestos a favor da independência.

Fonte: Revista Visão

Texto/Autor: Eugene Hoshiko

Foto da net

© Carlos Coelho

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Simon Bolívar

Disse ele...

“A arte de vencer aprende-se com as derrotas”

“Do heroísmo para o ridículo não há mais de um passo”

“Custa mais manter o equilíbrio da liberdade do que suportar o peso da tirania”

“É difícil ser justo com quem nos ofendeu”

“ Ai do país em que apenas um exerce todos os poderes; é um país de escravos”

SIMON BOLÍVAR (1783-1830). Nascido numa família aristocrática de Caracas, liderou a invasão da Venezuela em 1813, sendo proclamado O Libertador. Antes, viajou pela Europa e Estados Unidos e aderiu à maçonaria. Morreu só.

Fonte: Revista Sábado de 17 de Maio de 2007

Foto da net

© Carlos Coelho

segunda-feira, 14 de maio de 2007

KYLIE MINOGUE

(foto da net)

Produtor oferece música gay

Há muito que Kylie Minogue é uma das divas da comunidade homossexual. Agora, o produtor Calvin Harris “ofereceu-lhe” o que considera ser uma “ grande música pop gay”. Em declarações à MTV britânica, o escocês revelou que a música já está gravada e descreveu-a da seguinte forma: “Soa a 500 homens a dançar em tronco nu. É uma canção suja, suada e um bocado errada. É uma grande música pop gay, claro”. Harris aproveitou também para desmentir a existência de qualquer caso amoroso com a cantora Australiana, brincando com os boatos: “Somos apenas amigos e essa história é completamente falsa. A diferença de altura é enorme e não iria resultar.”

In Jornal Correio da Manhã de Sábado 5 de Maio de 2007.
Toby Melville / Reuters

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Britney spears


Diva da pop voltou aos palcos num espectáculo na Califórnia

Renasceu 20 minutos

Depois de quase três anos a dar que falar aos tablóides sensacionalistas pelas diatribes da sua vida pessoal e um mês depois de deixar uma clínica de reabilitação e de ter assinado os papeis para o divórcio, Britney Spears, a nova rainha da música pop, reapareceu nos palcos.

Umas canções após escândalos

A ex-musa dos adolescentes, dada nos últimos tempos à vida boémia, ao álcool, às drogas e aos escândalos, deu um show surpresa no Sul da Califórnia, no Oeste dos Estados Unidos. A cantora só se apresentou durante 20 minutos, num palco da rede House of Blues, em San Diego, interpretando alguns dos seus maiores sucessos musicais, uma espécie de renascimento artístico mas em doses pequenas. Após ter afirmado ser o Anticristo, ter rapado a cabeça e picado o ponto nas discotecas da moda; após os filhos, os amores e os desamores, Britney Spears voltou ao que a popularizou: as canções de letra fácil e ritmo certinho. É para durar?.

In Jornal DESTAK de 5ª feira 3 de Maio de 2007.
Nuno Trinta de Sá

terça-feira, 8 de maio de 2007

NÚMEROS

5.000
METROS
de altitude são ultrapassados pelas montanhas do Kilimanjaro, Monte Quénia e Rowenzori, insólitas pela presença de glaciares em plena Àfrica Equatorial.


1968
Ano
em que o “rato” de computador foi criado por Douglas Engelbart, resultado de um projecto que durou cinco anos.




2.400
Quilómetros
é quanto tem Plutão de diâmetro. Fica a 5.914 biliões de quilómetros do Sol.





1926
Ano
em que o primeiro foguete com sistema de propelente líquido foi lançado, em Auburn, Massachussets- EUA.
A tecnologia que mais tarde possibilitou a ida do homem ao espaço.


4,5
Biliões
de anos é o tempo da existência do material original procedente da formação do cometa Temple 1.


11
Anos
e 314 dias é o tempo que o Planeta Júpiter demora para completar uma volta em redor do Sol. Assim, um homem de 100 anos, se tivesse nascido em Júpiter, teria apenas 9 anos de idade.


In Revista Plenitude de Outubro de 2005.

(FOTOS TIRADAS DA NET)

segunda-feira, 7 de maio de 2007

MADONNA CONSERVADORA?

(FOTO DA NET)

Fez da provocação uma imagem de marca, sempre falou de sexo sem tabus e soube melhor que ninguém utilizar a sensualidade em benefício da carreira. Mas Madonna revela-se agora, afinal, uma mãe uma mãe conservadora. Em declarações recentes, a cantora admitiu que não deixará a filha ( actualmente com 10 anos) namorar até atingir os 18 anos. Mais. Em casa, Lourdes Maria não pode ficar a ver televisão até tarde e tem de ser arrumada. « Se ela deixar roupa no chão, o pior castigo é faze-las desaparecer para sempre», revela uma surpreendente Madonna. Quanto à alimentação, nem pensar em « junk food».

IN REVISTA ÚNICA JORNAL EXPRESSO Nº1792 DE 3 DE MARÇO 2007

sexta-feira, 4 de maio de 2007

NICOLE KIDMAN

Nicole procura um milionário

Segundo a revista The Hollywood Reporter, a actriz Nicole Kidman, ex de Tom Cruise, está na calha para protagonizar a nova versão do clássico Como Agarrar um Milionário, protagonizado pela diva Marilyn Monroe em 1953. Kidman, vencedora do Óscar de Melhor Actriz por As Horas, poderá também produzir o remake, através da sua companhia, Blosson Films. Para além deste projecto, Nicole vai entrar num filme de ficção científica, chamado The Invasion and The Golden Compass.

in Jornal Destak de 4ª feira 2 de Maio de 2007

sábado, 28 de abril de 2007

Aranhas

Aranhas macho são românticas

Quando fazem amor, algumas aranhas-macho arrancam o seu órgão sexual para aumentar as probabilidades de que o acto resulte na construção de uma família.

Estes seres altruístas partem o órgão enquanto fazem sexo com a cara-metade, para que este continue a injectar o esperma dentro da parceira, já muito tempo depois de os corpos se terem separado. Até agora, aquele comportamento estranho do macho nunca tinha sido compreendido pela ciência.

Quando tudo acaba, será uma boa ideia ir para outras paragens, já que muitas aranhas-fêmea acham romântico devorar (engolir) o parceiro no final destes momentos de loucura.

Fonte: Revista Nova Gente

Texto/autor: Desconhecido

Foto da Net



terça-feira, 17 de abril de 2007

Britney Spears

(foto a net)
Careca Valiosa

Depois de espantar
os seus fãs com um
radical corte capilar,
as madeixas de Britney
Spears já estão a ser´
leiloadas na Internet.
Se por acaso estiver inte-
ressado é só abrir os
cordões à bolsa...

Revista Plenitude

Mariah Carey tem novo Herói

(foto da net)

A cantora, que eternizou
"Hero", vive uma intensa
relação amorosa, mas
não menciona o nome do
escolhido. Numa entrevista
á revista americana
"People", para além de se
mostrar "arrependida" pelo
casamento que manteve
com Tommy Motolla, Carey
afirmou também que
pretende ter filhos, sim,
"mas da maneira certa,
com o marido certo e
com a vida familiar
correcta" .

Revista Plenitude

quarta-feira, 11 de abril de 2007

O Tuga

Num hotel da Suíça para esquiadores havia um cartaz informando as
Condições da neve:
-Neuchatel, 12cm, mole;
-Lausanne, 18cm, escorregadia;
-Schaffhausen, 15cm, consistente.
Por baixo alguém escreveu:
Sebastião da Silva, 20 cm, rija.

mikii

terça-feira, 10 de abril de 2007

O Paraíso no Índico

Estava a folhear uma revista e qual é o meu espanto deparar-me com esta bela Maravilha da Natureza, e pensei: não posso deixar de publicar este texto convidativo.
E então aqui vai: Praias de areia branca, águas mornas e azuis, muitos coqueiros e um clima tropical, um verdadeiro paraíso na terra…

O PARAÍSO DO ÍNDICO





As ilhas da República da Maurícia pertencem ao arquipélago das Mascarenhas, Situado ao largo da costa africana no oceano Índico.
A ilha principal dá o nome ao país. Rodeada de recifes de coral, a beleza natural da ilha Maurícia surpreende a cada olhar.
Conhecida pelos árabes desde o século X e descoberta pelos Portugueses em 1505, a ilha Maurícia foi colonizada pelos Holandeses no século XVIII.
Os Franceses reclamaram a posse da ilha, que depois foi cedida aos Ingleses. É independente desde 1968 e hoje tem uma grande mistura de raças e uma cultura predominantemente hindu. A diversidade está nas gentes, na gastronomia e nas tradições.



A melhor forma de descobrir esta ilha é alugar um jipe ou uma mota. Pode-se optar por excursões de autocarro que são muito baratas. Agitação é o que define Port Louis, a capital da Maurícia, onde se pode encontrar um casino, cinemas, lojas e muitos barres e restaurantes. O mercado junto ao mar, é o sítio ideal para conviver com os habitantes locais.
Sai-se da cidade e pode-se ir até à vila de Pamplemousses, a 12 quilómetros da distância, e perca-se num fantástico jardim botânico cheio de charcos com nenúfares gigantes e árvores muito particulares, como a Talipot, uma palmeira que floresce aos 60 anos e morre de seguida.

PRAIA E DIVERSÃO

Em La Pirogue, uma vila piscatória, há um jardim tropical com espécies típicas da Maurícia. Aqui tem também a praia com maior extensão de areal da ilha.
Ao lado fica a Sugar Beach, outra praia onde se pode aproveitar para relaxar. Le Coco Beach, em Belle Maré, é uma praia cheia de actividade, onde se pode apreciar a paisagem ou aventurar-nos num dos desportos aquáticos. Pode-se aproveitar bem as inúmeras ofertas desta magnífica ilha!
À noite há sempre programas nos resorts, como espectáculos de música, de moda ou até jogos. A diversão está sempre assegurada pelos bares da cidade. Quanto à gastronomia, não se pode deixar de provar o marisco e os frutos do mar.

Fonte: Desconhecido
Texto/autor: Desconhecido
Fotos da Net



segunda-feira, 2 de abril de 2007

O Império Romano 1

Europa Mediterrânea – Acontecimentos

Logo ao terminar a Segunda Guerra Púnica com a derrota de Cartago (202 a.C.), o estado romano começou a aplicar uma decisiva política de expansão. No Norte da Itália, os povos celtas e as tribos lígures que haviam apoiado Aníbal foram rapidamente vencidos e submetidos e em seus territórios foram fundadas colónias de direito romano ou latino. Às colónias mais antigas, como Cremona e Piacenza, que foram reforçadas (190 a.C.), se somaram outras novas, como Módena e Parma (183 a. C.), Aquiléia (181 a.C.) e Luna (177 a. C.). Com o troço da Via Emília entre Piacenza e Rímini e a construção da Via Postúmia entre Gênova e Aquiléia melhorou-se o sistema viário, eixo da romanização.

(Foto, Mapa temático da ampliação do Império Romano no transcurso do século I a. C.)

Por outro lado, a leste, Roma tropeçou com o poderoso estado da macedónia, encabeçado por Filipe V, que já durante a Segunda Guerra Púnica havia procurado ajudar Aníbal várias vezes, com a intensão de limitar os alvos expansionistas de Roma. Em 197 a. C., em Cinoscéfalos (Tessália), o cônsul Tito Quíncio Flaminino, com o apoio da Liga Etólia, Rodes e Pérgamo, se sublevou, tendo uma vitória decisiva. Filipe V teve que renunciar às conquistas anteriores, pagar uma pesada indenização de guerra e entregar a frota.

Em Corinto, um ano mais tarde, por ocasião dos Jogos Ístmicos, Flaminino proclamou a liberdade de toda Grécia. A situação agravou-se com a subida ao trono macedónio de Perseu, filho de Filipe V, que sentia animosidade pelos romanos. A guerra foi inevitável e terminou em Pidna (168 a. C.), com a vitória do cônsul Lúcio Emílio Paulo. Vinte anos depois, por causa de uma rebelião capitaneada por um tal Andrisco, Roma interveio novamente e a macedônia foi convertida em província romana. Em 146 a. C., depois da rebelião da Liga Aquéia, a Grécia foi incorporada a esta província.

(Foto, Baixo-relevo com cena de um combate de gladiadores. Na escola de gladiadores de Cápua começou a guerra servil, conhecida também como rebelião dos escravos.)

Naquele período, os povos ibéricos das duas províncias de Espanha (Citerior e Posterior, criadas pelo senado romano em 197 a. C.,) revoltaram-se, aproveitando as campanhas militares de Roma na África e Grécia. Os lusitanos, guiados por Viriato, um audaz chefe militar, derrotam várias vezes os generais romanos, até que em 140 a. C. obtiveram a paz e o seu reconhecimento como aliados do povo romano. Mas o assassinato à traição de Viriato (138 a.C.) obrigou-os a renderem-se. Por outro lado, os celtiberos, que que se fortaleceram na cidade de Numância, foram derrotados definitivamente em 133 a. C. por Cipião Emiliano, depois de um longo assédio. Mas as guerras e conquistas da primeira metade do século II a. C. causaram transtornos graves no estado romano. A invasão de Aníbal e a longa permanência no serviço militar de muitos pequenos proprietários de terras arruinaram a agricultura italiana, provocando, por um lado, a expansão do latifúndio e, por outro, o êxodo para Roma de grandes massas de camponeses. Além disso, a grande afluência de escravos, que na sua maioria trabalhavam nos latifúndios em condições sub-humanas, logo causou graves desordens públicas que, amiúde, desembocaram em rebeliões declaradas, como a que explodiu na Sicília, encabeçada pelo sírio Êunoo. Tibério Semprônio Graco fez uma primeira tentativa de solucionar a situação caótica e em 133 a. C. propôs uma reforma agrária. A reforma, que não suprimiu a propriedade privada e procurou favorecer a classe dos pequenos proprietários, chocou com a tenaz resistência da oligarquia romana e acabou degenerando em desordens, durante as quais Tibério Graco e muitos dos seus seguidores encontraram a morte.

(Foto, Mosaico com cena da distribuição do trigo para a plebe (Óstia, Piazzalle delle Corporazioni). As guerras de conquista do século II a. C.  foram nefastas para a agricultura itálica (Museu Nacional Romano, Roma).

Dez anos depois, Caio Semprônio Graco procurou completar o trabalho que o seu irmão tinha começado, mas envolvendo-o com uma série de iniciativas de maior envergadura para as quais pretendia contar com a aprovação de uma parte da plebe, dos patrícios e dos itálicos. Foi precisamente o projecto de concessão de cidadania aos itálicos que desencadeou a reação do senado, que conseguiu isolar politicamente Graco. Em 121 a. C., durante os violentos choques entre as facções opostas, caio Graco e uns 3000 seguidores perderam a vida.

(Foto, escultura em mármore da cabeça de Caio Mário (157-86 a. C. conservada nos Museus do Vaticano, em Roma, Mário  um chefe militar hábil, realizou em 107 a. C. uma reforma profunda do exército, recrutou pela primeira vez na história os pobres e os Itálicos.)

A guerra contra Jugurta na África e a invasão dos povos bárbaros – teutões e cimbros – que se tinham deslocado desde Jutlândia até ao sul de Gália e norte de Itália puseram em primeiro plano a figura de Caio Mário, representante do partido popular e hábil chefe militar. Ele foi o artífice de uma reforma do exército (c. 107 a. C.) que teve consequências importantes; com efeito, recrutou também os pobres e os itálicos, aos quais concedeu um pagamento e o direito a uma parte dos despojos de guerra. Desta forma, produziu-se uma transformação radical na composição do exército, que se tornou profissional, mais vinculado ao chefe, que o recrutava e o mantinha economicamente, do que às instituições do estado.

(Foto, estela funerária de Flávio Basso (Museo della Civiltá Romana, Roma). Entre os romanos a escultura gozava de uma grande popularidade.)

Por não se solucionar o problema da concessão de cidadania aos itálicos, que já havia sido abordado na época dos Gracos sem nenhum êxito, em 91 a. C. explodiu um confronto armado (guerra social) ente Roma e os seus antigos aliados (socci). Estes formaram uma liga cuja capital estava perto da cidade de Corfínio, nos actuais Abruzos, rebatizada com o nome de Itálica. Após sofrer numerosas derrotas Roma aplicou uma política de concessões diferenciadas de cidadania, que debilitou a união de seus adversários. A guerra terminou em 89 a.C. Em linhas gerais, os povos itálicos conseguiram os direitos que pediam. Em 82 a. C., após uma inflamada e sangrenta guerra civil, primeiro contra Caio Mário e, depois da sua morte, contra seus seguidores, subiu ao poder Lúcio Cornélio Sila, que se fez nomear ditador vitalício e desencadeou uma feroz repressão contra os partidários de Mário. Para isso valeu-se de umas listas de proscrição nas quais apareciam os nomes daqueles que deviam ser condenados á morte, cujos bens seriam confiscados. No terreno político procurou reforçar o poder do senado e diminuir o dos tribunos da plebe e o dos patrícios. Além disso estabeleceu limites mínimos de idade para acesso a várias magistraturas e a hierarquia com que deviam ser preenchidos os lugares. Em 79 a. C. Sila abdicou e retirou-se para Cumas, onde morreu no ano seguinte.

(Foto, cabeça de Cneu Pompeu Magno, valente general romano, (106- 48 a.C.), numa cópia da época Claudia (Museu Arqueológico de Veneza.)

Os anos imediatamente posteriores caracterizaram-se por duas graves tentativas de rebelião. A primeira aconteceu em Hispânia, onde os lusitanos se revoltaram novamente, encabeçados por Quinto Sertório, um general partidário de Mário, que após uma série de êxitos contra os exércitos romanos apoderou-se de grande parte da Península Ibérica. Roma enviou Cneu Pompeu para combate-lo, um jovem procônsul que já se tinha distinguido ao serviço de Sila. Pompeu aproveitou as desavenças surgidas entre os rebeldes e viu-se favorecido pelo assassinato de Sertório às mãos de Perpena, outro chefe dos rebeldes. Com grandes dificuldades, em 71 a. C. conseguiu restabelecer a ordem. A segunda rebelião (guerra servil) foi encabeçada por um grupo de escravos que treinavam na escola de gladiadores de Cápua, aos quais em pouco tempo uniram milhares de escravos fugitivos. Guiados por Espártaco, durante mais de dois anos venceram os exércitos romanos e saquearam a Itália, até que o comando das operações recaiu em Marco Licínio Crasso. Este foi limitando o campo de acção dos rebeldes e conseguiu derrota-los em Apúlia. Espártaco foi morto na batalha e aproximadamente 6000 dos seus companheiros foram crucificados ao longo da Via Ápia. Os sobreviventes dirigiram-se para o norte e foram aniquilados pelo exército de Pompeu, que voltava da Hispânia. Aproveitando o descontentamento de boa parte da população, romana, Lúcio Sérgio Catilina, um patrício que tinha sido lugar-tenente de Sila e por duas vezes havia tentado ser cônsul, sem o conseguir, organizou em 62 a. C. uma conspiração que, mal organizada, foi frustrada pelo cônsul e famoso orador Marco Túlio Cícero. Muitos dos conjurados foram detidos e julgados de forma sumária. Catilina, que se tinha unido na Etrúria a um exército de revoltosos, morreu na batalha de Pistóia (62 a. C.)

Em 60 a. C. os três homens mais poderosos de Roma – Crasso, César e Pompeu – assinaram um acordo particular de aliança (o primeiro triunvirato). Graças a ele, César chegou a cônsul e, no ano seguinte, obteve o governo da Gália Cisalpina e da Gália Narbonense, e permaneceu cinco anos no cargo. Esta circunstância permitiu-lhe ocupar o único posto de comando militar que o podia levar a tomar o poder. Em Luca, em 56 a. C., numa nova reunião, César viu prorrogado por três anos o seu mandato sobre a Gália, enquanto que Pompeu e Crasso corresponderam respectivamente a Hispânia, a Síria e a África. A morte de Crasso em mãos dos partos, na batalha de carras, agudizou a rivalidade entre césar e Pompeu. Em 49 a. C. Pompeu conseguiu que o Senado lhe desse poderes extraordinários , enquanto que a posição política de César tornou-se cada vez mais precária. Vendo que todas as tentativas de pacto com Pompeu e o Senado era inútil, César decidiu atravessar o rio Rubicão, fronteira entre a Gália Cisalpina e a Itália, e marchar para Roma (49 a. C.). Pompeu e a maioria dos senadores, surpreendidos por esta jogada, fugiram para a Grécia, para depois dirigirem-se ao Oriente. O choque final teve lugar em Farsália, Tessália, em 48 a. C. Pompeu, vencido, buscou refúgio no Egipto, na corte do muito jovem Ptolomeu XII, que o mandou matar. César voltou a Roma e empreendeu algumas reformas, mas despertou suspeitas de pretender a restauração da monarquia. Em 15 de março de 44 a. C. (idos de Março) caiu vítima de uma conjura urdida por elementos republicanos, chefiados por Bruto, seu filho adotivo.

Os anos seguintes foram marcados pelos confrontos entre os dois sucessores de César, Marco António e Caio Otávio, também filho adoptivo de César e que com a adopção havia passado a chamar-se Caio Júlio César Otaviano. Ambos chegaram a um primeiro acordo em Bolonha, onde em companhia de Marco Emílio Lépido formaram um triunvirato que oficialmente propunha a reorganização do Estado. Após terem derrotado em Filipos os assassinos de César, os triunviratos repartiram os territórios do Estado Romano. Otaviano ficou com a Itália e a Hispânia, Lépido com a África e marco António com a Gália e o Oriente. Cedo Lépido foi afastado e, a partir de 36 a. C.  Otaviano e Marco António governaram, respectivamente, o Ocidente e o Oriente. A intenção de António de criar no Oriente, coma ajuda da Rainha egípcia Cleópatra, uma monarquia de modelo helenístico foi habilmente explorada com fins propagandistas por Otaviano, que se proclamou único defensor dos antigos costumes romanos.

Conseguiu assim que o senado declarasse guerra a Cleópatra e em 31 a. C., nas águas do Actium, a frota Otaviano venceu Marco Antônio e Cleópatra, que se suicidaram para não serem capturados.

(Foto, columbário dos libertos da casa Júlio-Cláudia (primeira metade do século I), Vigna Codino, Roma.)

Octaviano, depois de tomar as rédeas do poder romano em 27 a. C., devolveu ao senado e ao povo os poderes especiais que lhe haviam concedido. Seu poder, na aparência igual ao de qualquer outro magistrado, na realidade era superior, graças ao seu prestígio pessoal. À medida que os anos foram passado, Otaviano foi acumulando cargos, convertendo-se no único árbitro da situação (prínceps), ainda que, formalmente, tenha continuado a respeitar os princípios republicanos. Para que seu poder também tivesse um aspecto religioso, foi-lhe outorgado o título de Augusto e desempenhou certas funções sacerdotais, como a de pontífice máximo.

(Foto, estátua de mármore do Imperador Augusto (Museus do Vaticano, Roma.)

Augusto conquistou a parte setentrional da Península Ibérica e criou a nova província da Lusitânia. Ampliou o território da província Hispânia Citerior, que passou a chamar-se Terraconense, e, juntamente com a Lusitânia, ficou sob o seu controle. Em troca, a Espanha Ulterior, com o novo nome de Bética (Andaluzia), ficou sob o controlo do senado. Estas províncias, nas quais se fundaram novas colônias, estavam subdivididas em assembleias jurídicas (conventtus) qua abarcavam numerosas comunidades urbanas onde se desenvolveu um culto autônomo ao imperador.

Para assegurar o transito pelos Alpes e prevendo futuras campanhas militares para expansão até á Europa Central, entre 25 e 9 a. C., Augusto dominou vários povos alpinos que, graças ao escarpado da região, conseguiram manter-se independentes. Tibério e Druso, enteados de Augusto, distinguiram-se nesta campanha. Na política interna, Augusto empreendeu a reorganização do exército, convertido em permanente, da frota, que atracou nos portos de Ravena e cabo Miseno, da burocracia e das emissões monetárias. Além do fisco, do tesouro pessoal do Imperador (distinto do erário) e do tesouro do Estado, em 6 d.C. foi criado o Erário militar para aliviar o passivo originado pelos gastos militares. Além disso, Augusto promulgou uma série de disposições para proteger a moralidade dos costumes, como a lei sobre o adultério, e par estimular o crescimento demográfico, como os impostos que taxavam os solteiros, viúvos, divorciados e casais sem filhos, ao lado da facilidades e honras para aqueles que tinha três filhos ou mais. Por último, fez uma nova organização da cidade de Roma, dividida em 14 distritos, e da Itália, cujo território foi dividido em 11 regiões.

Em 14 d. C. Augusto morreu sem deixar herdeiros, já que todos os sucessores por ele designados desapareceram um atrás do outro. Tibério, da família dos cláudios e filho do primeiro casamento de Lívia, sua terceira esposa, foi seu sucessor. No princípio, Tibério seguiu uma trajectória política moderada, procurando conter os gastos e reforçar as fronteiras do Império, mas depois devido a algumas dificuldades na administração do Estado e à reduzida aprovação que encontrou entre os seus súditos – foi acusado de ter matado o seu sobrinho Germânico em 19 d. C. – foi endurecendo a sua postura. Vários anos depois, em 27, talvez devido aos atentados contra a sua vida, exilou-se na Ilha de Capri. O afastamento voluntário do Imperador aumentou em Roma o poder do Cônsul e prefeito do pretório Sejano, que em 31 tentou tomar o poder com um golpe de estado. Tibério descobriu a conspiração e fez com que Sejano fosse executado.

Em 37 Tibério morreu e foi aclamado o seu sucessor o jovem filho de Germânico, Caio César, chamado Calígula. Ele tratou de abandonar a forma de principado criada por Augusto para instaurar, através do terror, uma monarquia absoluta do tipo oriental.

(Foto, pessoas surpreendidas num porão durante a trágica destruição de Pompeia pela erupção do Vesúvio em 79 a. C.)

Em 41, de pois de quatro anos de reinado, morreu juntamente com a esposa e a única filha, ás mãos dos pretorianos, que proclamaram Cláudio, irmão de Germânico, como Imperador. Claúdio ampliou e reforçou o domínio de Roma e concedeu a cidadania romana aos membros mais importantes das populações das províncias. Para facilitar a administração do Império, concentrou o aparelho burocrático imperial em vários departamentos, nele colocou os seus fiéis libertos, o que lhe valeu a má vontade da aristocracia. Também se deve a ele uma intensa política de obras públicas, ás vezes de grande envergadura, como a construção do porto de Óstia e a secagem do lago Fucino. Em 48 mandou executar a sua terceira esposa Messalina, acusada de adultério e de conspirar contra ele, e casou-se com Agripina, que o convenceu a adoptar seu filho Nero. Cláudio morreu repentinamente em 54, talvez assassinado por sua mulher, que convenceu os pretorianos a reconhecer Nero como Imperador. Nos primeiros anos do seu reinado, o jovem imperador foi assistido por sua mãe e prestigiosos conselheiros, como o filósofo Sêneca e o chefe dos pretorianos, Afrânio Burro. A sua política era moderada e conciliadora com os senadores. O assassinato de sua mãe em 59, organizado por ele mesmo, coincidiu com profundas mudanças na política económica, como a revalorização das moedas de prata em relação às de Ouro para favorecer as classes inferiores, e coma tentativa de instaurar a monarquia absoluta. Em 64, um violento incêndio, que destruiu grande parte de Roma, serviu de pretexto para ser desencadeada a primeira perseguição contra os cristãos.

Nos anos seguintes, Nero esmagou duas tentativas de conspiração, em consequência das quais se suicidaram intelectuais como Sêneca, Lucano e Petrônio. Em 68, na Hispânia, Galba e Otão, governadores das províncias Terraconense e Lusitânia, respectivamente, se sublevaram e marcharam sobre Roma com as suas legiões.

(Foto, um denário com o busto de Tibério (34-47 d. C.)

Nero, após uma tentativa frustrada de fuga, fez com que um escravo o matasse. Entre 68 e 69 sucederam-se três imperadores (Galba, Otão e Vitélio), até que Flávio Vespasiano, chefe das tropas que estavam a lutar na palestina contra a rebelião judia, tomou o poder. Aplicou uma rígida política de saneamento financeiro do estado, mas também impulsionou obras públicas grandiosas, como o Anfiteatro Flávio, que depois seria chamado Coliseu. Com a sua morte, em 79, sucedeu-lhe o filho Tito. Durante o seu reinado aconteceram duas grandes calamidades: a erupção do Vesúvio, que destruiu as cidades de Pompeia, Herculano e Estábias (79), e um grande incendio seguido de uma epidemia, que assolaram Roma (80).

Seutônio: Vida dos doze Césares

 O historiador Suetônio fez um retrato particular de Augusto que contrasta singularmente com as representações oficiais: «Prestava pouca atenção á comida e tinha gostos corriqueiros. Agradava-lhe sobretudo o pão de qualidade comum, os peixes, o queijo de leite de vaca feito á mão, os figos tenros ou não […] Por sua natureza era muito moderado no beber. Cornélio Nepote conta-nos que no acampamento de Módena não acontecia de beber mais de três vezes a cada refeição […] ele gostava muito de vinho rético, mas nunca o bebia durante o dia.

Se tinha sede, em vez de beber, tomava pão empapado em água fresca, ou uma rodela de pepino, ou uma folha de alface, ou alguma fruta de suco ácido e vinhoso. Depois de comer descansava um pouco sem desnudar-se ou descalçar-se, destapando as pernas e protegendo os olhos com as mãos; depois de cear retirava-se para o seu leito de trabalho, onde ficava até tarde a despachar todos os assuntos daquele dia, ou grande parte deles. Depois ia para o seu dormitório e não dormia mais de sete horas, e frequentemente nem sequer seguidamente, porque acontecia despertar três ou quatro vezes […] Equilibrava-se mal com a bacia, o músculo e a perna esquerda, de modo que, às vezes, coxeava e curava-se com banhos de lama e areia. Todos os anos, periodicamente, padecia de várias doenças. Geralmente sentia-se mal nos dias anteriores ao seu aniversário; e no começo da primavera inchava-lhe a barriga, enquanto que quando soprava o siroco sentia a cabeça pesada […]  no inverno protegia-se do frio agasalhava-se com uma toga e quatro túnicas; além dos calções e meias grossas, vestia uma camisa e um colete de lã.

No verão dormia com as portas da alcova abertas, e ás vezes também dormia no peristilo, junto ao jorro de uma fonte ou obrigava alguém para o abanar. Não podia suportar o sol, nem no Inverno e nunca saia ao exterior sem chapéu, nem sequer no pátio da sua casa.

Seutônio, Vida dos doze Césares, Vol. II, pp. 76-78 e 81-82.

 Fonte: Enciclopédia Grande História Universal

Texto/Autor: Elisabetta Bovo /Alfredo Buonopane

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